Interfaces NMEA

NMEA é a Associação Nacional de Eletrónica Marinha. É uma organização comercial de eletrónica marinha baseada nos Estados Unidos que estabelece normas para a comunicação entre dispositivos eletrónicos marinhos. Atualmente, existem dois modelos principais: NMEA 0183 e NMEA 2000.

O que é a NMEA?

Os produtos de interface NMEA da Digital Yacht fornecem soluções inteligentes e económicas para ligar a eletrónica marítima dedicada aos mais recentes dispositivos de consumo, como smartphones, computadores portáteis e tablets. Tanto as interfaces NMEA WiFi tradicionais como as mais recentes estão disponíveis para lhe permitir transferir facilmente dados NMEA para o seu dispositivo móvel.

Quer se trate de um iPhone/Ipad, tablet Android, PC ou Mac, os seus dispositivos quotidianos podem agora ser ligados ao seu sistema de navegação utilizando os nossos servidores NMEA WiFi.

Também criámos gateways NMEA para multiplexar dados NMEA ou ligar e converter dados NMEA para Ethernet, Seatalk1, USB ou mesmo Signal K.

NMEA é a Associação Nacional de Eletrónica Marítima. É uma organização comercial de eletrónica marítima sediada nos EUA que estabelece normas para a comunicação entre dispositivos de eletrónica marítima. Existem atualmente duas normas principais: NMEA 0183 e NMEA 2000.

NMEA-0183-Typical-installation

NMEA 0183

NMEA 0183 é a norma mais comum a bordo e quase todos os sistemas eletrónicos têm uma entrada e saída NMEA 0183. É importante notar que existem duas diferentes velocidades de dados NMEA (baud rates) que pode ser necessário configurar:
  • 4800 baud é a velocidade original NMEA e é mais frequentemente utilizada para piloto automático, antena, GPS, rádios VHF, instrumentos marinhos, etc.
  • 38400 baud é a taxa de dados de alta velocidade (HS) utilizada pelos sistemas AIS e multiplexadores que precisavam de mais largura de banda para lidar com todos os dados.
  • Além disso, existem outras taxas de dados “não oficiais”, tais como os 9600 baud utilizados por alguns sistemas GPS não marinhos e as taxas muito mais elevadas de 115.200 e 230.400 utilizadas por software de PC de alto desempenho. É importante estar atento às diferentes velocidades NMEA ao ligar e associar diferentes componentes eletrónicos marinhos…

Apesar de a maioria dos novos produtos eletrónicos marítimos utilizar a nova norma NMEA 2000 (ver abaixo), estes mantêm frequentemente pelo menos uma interface NMEA 0183 para ligação a sistemas mais antigos.

NMEA 2000

Esta nova norma foi desenvolvida para ter em conta a quantidade crescente de eletrónica marítima a bordo dos navios e a diversidade de dados que têm de ser comunicados através da rede. O NMEA 2000 foi concebido para ser um sistema muito simples, “plug-and-play”, em que os dispositivos e sensores se ligam à “coluna” de uma rede NMEA 2000 que percorre todo o comprimento do navio e liga todos os elementos entre si.

A “coluna” de uma rede pode fornecer dados e energia (capacidade limitada) a qualquer dispositivo que a ela se ligue e transmite dados a uma velocidade de 250 Kbps, muito mais rápida do que a norma NMEA 0183. Para uma transferência de dados eficiente e sem erros, a “coluna” da rede deve ser equipada com terminadores em cada extremidade para equilibrar a carga do sinal e, em seguida, cada dispositivo é ligado utilizando um conetor e um cabo em “T”, todos eles utilizando conectores à prova de água normalizados para máxima fiabilidade e interoperabilidade.

Perguntam-nos regularmente “o que é que preciso para ter uma rede NMEA 2000 a bordo? Isto levou-nos a criar um kit de cablagem NMEA2000 económico e inteligente.

Typical_NMEA_Installation_onboard
Signal-K-iKommunicate

E o Signal K?

As interfaces mudam no mundo da eletrónica marinha com a introdução de uma nova norma de f4onte aberta chamada Signal K. O seu objetivo é ser a solução da próxima geração para o intercâmbio de dados marinhos.

Destina-se a ser utilizado não só para a comunicação entre instrumentos e sensores a bordo, mas também para permitir a partilha de dados entre múltiplas embarcações, ajudas à navegação, portos, marinas, etc. O sinal K é concebido para ser facilmente implementado por aplicações web e móveis e para ligar equipamento de navegação à Internet.

A maioria de vós estará familiarizada com as normas de dados da NMEA dos últimos 30 anos. Estes padrões foram desenvolvidos quando os instrumentos típicos do navio eram muito mais simples e menos eficazes. No entanto, a norma NMEA não vai desaparecer muito rapidamente, mas é necessário um novo formato para futuros avanços.

Na verdade, a combinação de NMEA e Signal K a bordo é a melhor oportunidade técnica. É aí que entra o iKommunicate – uma porta de entrada e servidor NMEA para o Signal K que permite a integração da eletrónica marinha existente com a aplicação Signal K.

Para utilizadores (programadores) que desejem as mais recentes implementações do Signal K usando um Raspberry Pi, etc. recomendamos a utilização das nossas interfaces iKonvert e NavLink e há informação de programador disponível no nosso site Github aqui https://github.com/digitalyacht

Descubra os nossos produtos

NMEA para WiFi

Todos os nossos produtos para a transmissão de dados de navegação para dispositivos móveis.

Interfaces NMEA

Todos os nossos multiplexers e produtos para interfaces NMEA.

Interfaces SeaTalk

Todos os nossos produtos SeaTalk1, tais como o conversor NMEA para Seatalk e o GPS com saída SeaTalk1.

Interfaces USB

Todas as nossas interfaces USB, tais como NMEA0183 para USB, NMEA2000 para USB, Seatalk para USB, etc.