AIS - Sistema de Identificação Automática

O Sistema de Identificação Automática (AIS) utiliza tecnologias GPS e de rádio VHF para comunicar automaticamente entre navios. O AIS permite a partilha de identidade, posição, rumo e velocidade (e outros dados) com outros utilizadores AIS no alcance.
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O que é o AIS?

AIS (Sistema de identificação automática) é o nome de um protocolo de comunicação marítima internacional desenvolvido no final dos anos 90. Desde a introdução do radar, o sistema AIS tornou-se uma das tecnologias mais importantes e generalizadas para a segurança marítima. O AIS foi originalmente desenvolvido como um instrumento para evitar a colisão, para permitir aos navios comerciais “verem-se” melhor em todas as condições e para melhorar a informação do piloto sobre o seu ambiente.

O sistema AIS utiliza tecnologias de GPS e radio VHF para comunicar automaticamente entre navios, permitindo a partilha de identidade, posição, rumo e velocidade (e outros dados) com outros utilizadores AIS no alcance. Estes podem ser navios, aviões, estações costeiras ou satélites. Uma única transmissão AIS (mensagem) pode incluir até 27 peças de informação e pode ser utilizada para transportar muitos tipos de dados.

O sistema AIS é uma parte importante das ajudas à navegação. As informações recebidas através do AIS vem complementar e melhorar a informação do radar e é, portanto, uma ajuda valiosa para evitar colisões. Um AIS é acessível, fácil de instalar e também mais fácil de interpretar para os proprietários de embarcações de recreio do que os sistemas de radar. A instalação de um transcetor AIS é obrigatória em todas as embarcações com mais de 300 toneladas ou que transportem mais de 12 passageiros.

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Os benefícios do AIS

Tipos de AIS

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A vasta gama de produtos AIS da Digital Yacht oferece uma solução para cada tipo de embarcação, desde embarcações RIBs a petroleiros SOLAS. Um sistema de identificação automática que envia e recebe dados é um transponder (ou muitas vezes chamado transponder). Existem também recetores AIS que só recolhem as transmissões e as descodificam para a exibição num sistema compatível de plotter cartográfico ou de navegação baseado em PC, ou mesmo num iPad, ou tablet.

3 TIPOS

TRANSPONDERS

Um transponder AIS classe B destina-se à instalação em embarcações de recreio. É um transponder simplificado, de baixa potência (2W) e pode indicar alvos AIS num plotter ou numa aplicação, ou programa de navegação. Transmite a cada 30 segundos, independentemente da velocidade do navio, mas não permite a transmissão de dados adicionais, como o porto de destino.

O transponder AIS Classe B+ (também conhecido como SOTDMA Classe B) é um novo padrão que utiliza transmissões em formato SOTDMA oferecendo uma potência de saída de 5W (2,5 vezes mais potente do que uma classe B normal), um espaço de tempo garantido para transmissão em áreas de tráfego elevado e taxas de atualização mais rápidas com base na velocidade da embarcação. É ideal para marinheiros oceânicos que procuram o melhor rendimento possível e aplicações de localização por satélite à prova de futuro, barcos a motor rápidos e pequenas embarcações comerciais não licenciadas.

O transponder de AIS classe A deve ter um visor dedicado (e de tipo aprovado) para mostrar a localização dos alvos AIS próximos e transmite a 12,5W. Os dados são enviados até cada 2 segundos dependendo da velocidade da embarcação e o visor também permite a introdução de dados na transmissão, tais como o destino da embarcação. Uma unidade de Classe A é normalmente utilizada em navios comerciais, uma vez que é aprovada conforme as especificações da IMO.

OTROS

TIPOS DE AIS

O ATON (Aids To Navigation) é um transcetor AIS especificamente concebido para utilização em infraestruturas marítimas e boias para fornecer alertas de perigo em tempo real e dados de monitorização, tais como o estado do tempo e do fogo. Os dados transmitidos pela ATON podem ser exibidos em chartplotters e sistemas ECDIS compatíveis. Pode identificar uma boia ou estrutura e exibir dados locais sobre vento, marés ou tempo.

AIS SART

AIS SART (Search And Rescue Transmitter) é um localizador concebido para ser utilizado em caso de emergência. Quando ativado, um AIS SART transmite a sua posição GPS usando o AIS numa mensagem SART especial. Esta mensagem é reconhecida pelos sistemas de visualização AIS de outras embarcações (e potencialmente em terra) como uma mensagem de emergência e produz um alarme.

Um AIS SART pode ser utilizado para localizar uma jangada salva-vidas ou um barco de salvamento numa emergência. Está disponível como versão de navio (SART) ou versão pessoal (PLB), sendo a diferença o tamanho e o alcance. Um AIS SART, com a sua posição próxima da linha de água e a sua potência limitada a 2W, tem normalmente um alcance máximo de 5-6NM. Um dispositivo PLB teria normalmente uma gama de 2-3NM.

estacao terrestre AIS

As estações de base AIS são estações fixas (não móveis) que as autoridades portuárias utilizam para monitorizar e controlar o trânsito de navios. Os principais portos instalam estes sistemas para dar controlo adicional sobre os utilizadores locais de AIS. Estas estações básicas podem também controlar outros dispositivos AIS com a capacidade de ligar ou desligar outros dispositivos AIS, reservar faixas horárias para transmissões especiais, controlar que faixas horárias os dispositivos AIS móveis utilizam e até controlar o nível de potência dos transcetores AIS.

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