O envenenamento por monóxido de carbono mata barqueiros todos os anos. Inodoro, insípido e gerado pela combustão incompleta de motores, fogões, aquecedores, motores fora de borda, geradores, etc., o monóxido de carbono é uma ameaça real à segurança da navegação.
A natureza letal do CO significa que todas as embarcações devem ser protegidas com um detetor. É claro que pode ser instalado um detetor doméstico, mas este terá limitações para utilização a bordo. Por exemplo, os detectores domésticos utilizam uma bateria interna que tende a esgotar-se se for deixada durante longos períodos de tempo, e é fácil esquecer-se de a substituir quando é utilizada sazonalmente numa embarcação.
Além disso, é pouco provável que um alarme numa cabina seja realmente eficaz com um membro da tripulação a dormir e o barco a funcionar com o ruído do motor.
O CO Alert da Digital Yacht é um detetor de monóxido de carbono NMEA 2000 concebido para ambientes marítimos exigentes e possui integração NMEA 2000 para que os alertas apareçam no MFD compatível da embarcação.