Devo usar uma antena VHF dedicada ou um repartidor/splitter VHF?

Se o transcetor AIS não tiver um divisor VHF incorporado (isto é, AIT5000), existem 2 opções: ou instalar uma antena VHF dedicada para AIS ou instalar um divisor de antena para que a antena VHF principal seja utilizada tanto para rádio VHF como para AIS.

Para aqueles que desejam utilizar a sua antena VHF existente, recomendamos então a utilização de um repartidor de antena VHF certificado de perda zero, como o nosso SPL1500 e SPL2000. Por favor, não utilizar um repartidor de antena VHF certificado de perda não zero. São baratos, mas podem destruir o seu transcetor AIS.

Para aqueles que desejam instalar uma antena VHF dedicada ao AIS, recomendamos então uma antena VHF sintonizada com as frequências AIS. A transmissão e recepção AIS funciona em 2 canais dedicados que utilizam as frequências 161,975 e 162,025 MHz (canal 87B e 88B). As frequências VHF no ambiente marítimo utilizam frequências de 156,0 a 162,025 MHz e a maioria das antenas VHF são concebidas para proporcionar o máximo ganho no canal 16 (156,8 MHz). Pode agora encontrar antenas no mercado dedicadas a frequências AIS, tais como a antena HA156.

Estas antenas, dedicadas às frequências AIS, oferecem ganho máximo a 162 MHz (sendo o centro entre as 2 frequências AIS 161,975 e 162,025 MHz). Assim, se instalar uma antena VHF em vez de um repartidor de antena VHF para o seu receptor AIS ou transcetor, então escolha uma antena VHF de frequência AIS para compensar a perda devida à instalação da antena mais baixa do que a antena VHF principal no topo do mastro. O gráfico abaixo mostra como uma antena de frequência AIS dedicada (162 MHz) proporciona uma melhor VSWR e, portanto, uma melhor transmissão e recepção.