NMEA – Associação Nacional da Marinha e Electrónica, é uma associação sem fins lucrativos fundada por um grupo de profissionais da indústria da electrónica marinha, em conjunto com fabricantes, distribuidores, revendedores e instituições de ensino. O seu objectivo é harmonizar e normalizar o equipamento marinho.
Assim, a tecnologia NMEA permite que diferentes instrumentos de navegação comuniquem entre si. O formato NMEA mais comum actualmente é o NMEA 0183, mas este é gradualmente substituído nos sistemas de navegação mais recentes pelo NMEA 2000. Além disso, o formato NMEA OneNet é o padrão futuro que será utilizado para complementar os sistemas existentes, e não para os substituir.
NMEA 0183
NMEA 0183 é a norma de comunicação mais comum em navios e substituiu a norma NMEA 0180 e 0182. Quase todos os sistemas de navegação têm entradas e saídas NMEA 0183, no entanto, existem diferentes taxas de transmissão:
- 4800 baud é a velocidade utilizada por plotters, antenas GPS e vários instrumentos de navegação.
- 38400 baud é a alta velocidade utilizada pelos sistemas AIS, tais como transponders de AIS, receptores de AIS.
A sua electrónica de bordo irá necessitar provavelmente de um multiplexador NMEA para ligar os vários instrumentos em conjunto. Quando todos os seus sistemas estiverem ligados entre si, poderá desfrutar de um poderoso sistema de navegação e cada instrumento transmitirá os seus dados para os outros instrumentos, como se mostra na figura abaixo.
Tenha em conta que algumas grandes marcas criaram as suas próprias interfaces utilizando dados NMEA 0183, pelo que poderá ter de comprar adaptadores se desejar ligar instrumentos de marcas diferentes, mas normalmente a maioria das marcas ainda tem uma entrada e saída NMEA 0183 para facilitar a transferência de dados na electrónica de bordo.
A associação NMEA criou a nova norma de comunicação para a electrónica marinha: NMEA 2000. Isto irá substituir a norma NMEA 0183 nos próximos anos e os mais recentes sistemas de navegação Raymarine utilizam NMEA2000, por exemplo. Esta nova norma é muito fácil de usar e ligar instrumentos a esta rede é muito fácil graças ao conector T. Alguns instrumentos de navegação podem mesmo tirar o seu poder directamente desta rede NMEA2000. O objectivo desta nova norma é, portanto, melhorar a velocidade da transmissão de dados e, sobretudo, facilitar a instalação e ligação dos vários instrumentos de navegação.
Cuidado que as principais marcas tenham criado a sua própria interface NMEA2000: Raymarine criou SeaTalkNG, Furuno criou CAN, Simrad criou Simnet.
NMEA 2000 vs NMEA 0183
NMEA2000 |
NMEA0183 |
|
Conector |
Conector padrão e fácil de instalar |
Cada fabricante tem conectores diferentes |
Velocidade dos dados |
250k bits/segundo |
4800 ou 38400 bits/segundo |
E NMEA OneNet ?
Em resposta ao número crescente de objectos de conectividade, a Associação NMEA desenvolveu uma nova norma chamada NMEA OneNet baseada em Ethernet que complementa as redes NMEA 2000 existentes, permitindo transferências de dados de alta velocidade. As normas NMEA0183 e NMEA2000 têm uma capacidade de largura de banda inferior a 1 Mbit/s. Com base na Ethernet, a OneNet pode atingir capacidades de centenas ou milhares de megabits por segundo.