Antes de nos contactar para assistência, aqui está uma lista de perguntas frequentes com respostas úteis.  Pode também consultar e descarregar manuais de produtos a partir daqui.

O nosso blogue de notícias pesquisáveis aqui perdeu informações sobre aplicações, integração de produtos de terceiros e instalação de produtos.  Encontrará também aqui vídeos sobre todos os nossos produtos e instalação útil no nosso canal YouTube.

Transcetores & Recetores AIS

Recetores AIS

Um AIS que envia e recebe dados é conhecido como um transceptor (ou muitas vezes chamado transcetor ). Existem também dispositivos simples chamados receptores AIS que captam transmissões e descodificam para exibição num plotter de cartas compatível ou num sistema de navegação baseado em PC – ou mesmo num iPad, ou tablet.

Os transcetores AIS permitir-lhe-ão receber dados de embarcações próximas de si, mas também lhe permitirão transmitir continuamente a identidade, posição, velocidade e rumo da sua embarcação, bem como outras informações relevantes, a todas as outras embarcações equipadas com AIS dentro do seu alcance.

Para transmitir a sua posição, um transcetor AIS deve ter a sua própria antena GPS. Todos os nossos transcetores AIS são fornecidos com uma antena GPS ou têm uma antena GPS incorporada.

Com um receptor ou transcetor AIS, receberá toda a informação dos navios circundantes e permitir-lhe-á contactá-los directamente. Existem 3 tipos de dados AIS que são automática e continuamente transmitidos:

  • Dados dinâmicos: posição e velocidade automaticamente calculados pelo transcetor.
  • Dados estáticos: MMSI, nome do navio, tamanho e detalhes de contacto. Estes dados são programados no dispositivo.
  • Dados de viagem (apenas para transcetor de classe A): Destino, ETA, número a bordo e estado de navegação. Estes dados são programados no transcetor de classe A, antes e durante cada viagem.

A frequência de transmissão de dados difere, dependendo da categoria do transcetor e da velocidade do navio.

Os alvos AIS podem ser mostrados de diferentes maneiras:

  • Num plotter/ecrã multifunções utilizando a interface NMEA de um receptor/transcetor AIS.
  • Num software de navegação PC/MAC graças a um adaptador NMEA/USB ou um receptor/transcetor AIS com uma interface USB integrada.
  • Numa aplicação de navegação iOS/Android por um servidor NMEA para WiFi ou um receptor/transcetor AIS com interface WiFi integrado.

Cada sistema exibirá os alvos AIS diferentemente (cores, tamanho, etc.) mas os dados permanecerão os mesmos. O separador seguinte explicará qual o transcetor AIS de que necessita, dependendo do sistema que utiliza para exibir os alvos AIS.

Se o transcetor AIS não tiver um divisor VHF incorporado (isto é, AIT5000), existem 2 opções: ou instalar uma antena VHF dedicada para AIS ou instalar um divisor de antena para que a antena VHF principal seja utilizada tanto para rádio VHF como para AIS.

Para aqueles que desejam utilizar a sua antena VHF existente, recomendamos então a utilização de um repartidor de antena VHF certificado de perda zero, como o nosso SPL1500 e SPL2000. Por favor, não utilizar um repartidor de antena VHF certificado de perda não zero. São baratos, mas podem destruir o seu transcetor AIS.

Para aqueles que desejam instalar uma antena VHF dedicada ao AIS, recomendamos então uma antena VHF sintonizada com as frequências AIS. A transmissão e recepção AIS funciona em 2 canais dedicados que utilizam as frequências 161,975 e 162,025 MHz (canal 87B e 88B). As frequências VHF no ambiente marítimo utilizam frequências de 156,0 a 162,025 MHz e a maioria das antenas VHF são concebidas para proporcionar o máximo ganho no canal 16 (156,8 MHz). Pode agora encontrar antenas no mercado dedicadas a frequências AIS, tais como a antena HA156.

Estas antenas, dedicadas às frequências AIS, oferecem ganho máximo a 162 MHz (sendo o centro entre as 2 frequências AIS 161,975 e 162,025 MHz). Assim, se instalar uma antena VHF em vez de um repartidor de antena VHF para o seu receptor AIS ou transcetor, então escolha uma antena VHF de frequência AIS para compensar a perda devida à instalação da antena mais baixa do que a antena VHF principal no topo do mastro. O gráfico abaixo mostra como uma antena de frequência AIS dedicada (162 MHz) proporciona uma melhor VSWR e, portanto, uma melhor transmissão e recepção.

A melhor opção seria a saída da informação AIS para um computador, a maioria dos nossos produtos vêm agora com uma ligação USB como padrão, sendo uma simples ligação “plug and play” ao seu computador.

Em alternativa, pode adicionar a nossa WLN10/WLN30 ao receptor AIS e receber alvos AIS directamente numa aplicação de navegação. Existem centenas de aplicações que podem exibir os alvos AIS.

Não, fornecemos gratuitamente uma versão do nosso software Smartertrack com cada produto AIS. O mesmo software também pode ser actualizado posteriormente para um pack completo de navegação funcional com cartas Navionics.


AIT1500, AIT1500N2K, AIT2000, AIT2500 & Nomad

Um AIS que envia e recebe dados é conhecido como um transceptor (ou muitas vezes chamado transcetor ). Existem também dispositivos simples chamados receptores AIS que captam transmissões e descodificam para exibição num plotter de cartas compatível ou num sistema de navegação baseado em PC – ou mesmo num iPad, ou tablet.

Os transcetores AIS permitir-lhe-ão receber dados de embarcações próximas de si, mas também lhe permitirão transmitir continuamente a identidade, posição, velocidade e rumo da sua embarcação, bem como outras informações relevantes, a todas as outras embarcações equipadas com AIS dentro do seu alcance.

Para transmitir a sua posição, um transcetor AIS deve ter a sua própria antena GPS. Todos os nossos transcetores AIS são fornecidos com uma antena GPS ou têm uma antena GPS incorporada.

Com um receptor ou transcetor AIS, receberá toda a informação dos navios circundantes e permitir-lhe-á contactá-los directamente. Existem 3 tipos de dados AIS que são automática e continuamente transmitidos:

  • Dados dinâmicos: posição e velocidade automaticamente calculados pelo transcetor.
  • Dados estáticos: MMSI, nome do navio, tamanho e detalhes de contacto. Estes dados são programados no dispositivo.
  • Dados de viagem (apenas para transcetor de classe A): Destino, ETA, número a bordo e estado de navegação. Estes dados são programados no transcetor de classe A, antes e durante cada viagem.

A frequência de transmissão de dados difere, dependendo da categoria do transcetor e da velocidade do navio.

Os alvos AIS podem ser mostrados de diferentes maneiras:

  • Num plotter/ecrã multifunções utilizando a interface NMEA de um receptor/transcetor AIS.
  • Num software de navegação PC/MAC graças a um adaptador NMEA/USB ou um receptor/transcetor AIS com uma interface USB integrada.
  • Numa aplicação de navegação iOS/Android por um servidor NMEA para WiFi ou um receptor/transcetor AIS com interface WiFi integrado.

Cada sistema exibirá os alvos AIS diferentemente (cores, tamanho, etc.) mas os dados permanecerão os mesmos. O separador seguinte explicará qual o transcetor AIS de que necessita, dependendo do sistema que utiliza para exibir os alvos AIS.

Para o ajudar a escolher o transcetor AIS certo para si, aqui estão algumas chaves que o podem ajudar:

  • Receber alvos num plotter – se quiser receber apenas alvos AIS num plotter então tem a escolha entre o AIT1500, AIT1500N2K, AIT2000 e AIT2500. O AIT1500 ou o AIT1500N2K têm um GPS incorporado no transcetor e é, portanto, recomendado para barcos de fibra de vidro até 30 pés. O AIT1500 só tem um interface NMEA 0183 enquanto o AIT1500N2K tem um interface NMEA 2000. O AIT2000 (classe B) e o AIT2500 (classe B+) têm ambos uma antena GPS externa e podem, portanto, ser instalados em qualquer tipo de embarcação. Ambos têm também uma interface NMEA 0183, NMEA 2000 e USB.
  • Receber alvos AIS em software ou aplicações – Se apenas recebe alvos AIS em software ou aplicações de navegação, então recomendamos o iAISTX. Este é um transcetor AIS com uma antena GPS externa e um servidor WiFi incorporado.
  • Receber alvos AIS num plotter E software/aplicações – Para receber alvos AIS num plotter e software/aplicações simultaneamente, recomendamos o AIT5000 (Classe B+). O AIT5000 é o transcetor AIS mais completo com um repartidor de antena VHF de perda zero certificado, multiplexador NMEA, antena GPS externa e servidor WiFi.
  • AIS para barcos de aluguer – se procura um receptor AIS ou transcetor que possa colocar na sua mala e queira utilizar ao alugar um barco, então o Nomad é o transcetor AIS certo para o trabalho. É o único transcetor AIS portátil com um GPS incorporado, é alimentado por USB e vem com uma antena VHF portátil.

Agora que tem uma ideia de qual transcetor AIS precisa, terá também de escolher entre transcetor AIS de Classe B ou AIS de Classe B+.

Existem 3 tipos de transcetores AIS: Classe A, Classe B e Classe B+ :

  • O transcetor AIS de classe B destina-se à instalação de embarcações de recreio e é um transceptor simplificado de 2W de potência inferior, que é normalmente uma caixa negra e utiliza um plotter gráfico ligado para exibir alvos AIS locais. Transmite a cada 30 segundos independentemente da velocidade da embarcação e não pode transmitir dados adicionais como porto de destino.
  • O transcetor AIS Classe B+ (também chamado SOTDMA Classe B ou Classe B 5W ) é um novo padrão que utiliza transmissões em formato SOTDMA que oferecem uma potência de 5W (2,5 x mais potente do que uma Classe B normal), um espaço de tempo garantido para transmissão em áreas de tráfego intenso e taxas de actualização mais rápidas, dependendo da velocidade da embarcação. É ideal para marinheiros oceânicos que requerem o melhor desempenho possível e aplicações de rastreio por satélite à prova de futuro, barcos de potência rápida e embarcações comerciais não mandatadas mais pequenas.
  • O transcetor AIS classe A deve ter um visor dedicado e aprovado para mostrar a localização de alvos AIS próximos e transmite a 12,5W. Os dados são enviados até cada 2 segundos, dependendo da velocidade da embarcação e o visor também permite a introdução de dados para a transmissão, tais como o destino da embarcação. Um dispositivo de Classe A é normalmente utilizado em embarcações comerciais como o seu “Type Approved” conforme as especificações da IMO.

Se o transcetor AIS não tiver um divisor VHF incorporado (isto é, AIT5000), existem 2 opções: ou instalar uma antena VHF dedicada para AIS ou instalar um divisor de antena para que a antena VHF principal seja utilizada tanto para rádio VHF como para AIS.

Para aqueles que desejam utilizar a sua antena VHF existente, recomendamos então a utilização de um repartidor de antena VHF certificado de perda zero, como o nosso SPL1500 e SPL2000. Por favor, não utilizar um repartidor de antena VHF certificado de perda não zero. São baratos, mas podem destruir o seu transcetor AIS.

Para aqueles que desejam instalar uma antena VHF dedicada ao AIS, recomendamos então uma antena VHF sintonizada com as frequências AIS. A transmissão e recepção AIS funciona em 2 canais dedicados que utilizam as frequências 161,975 e 162,025 MHz (canal 87B e 88B). As frequências VHF no ambiente marítimo utilizam frequências de 156,0 a 162,025 MHz e a maioria das antenas VHF são concebidas para proporcionar o máximo ganho no canal 16 (156,8 MHz). Pode agora encontrar antenas no mercado dedicadas a frequências AIS, tais como a antena HA156.

Estas antenas, dedicadas às frequências AIS, oferecem ganho máximo a 162 MHz (sendo o centro entre as 2 frequências AIS 161,975 e 162,025 MHz). Assim, se instalar uma antena VHF em vez de um repartidor de antena VHF para o seu receptor AIS ou transcetor, então escolha uma antena VHF de frequência AIS para compensar a perda devida à instalação da antena mais baixa do que a antena VHF principal no topo do mastro. O gráfico abaixo mostra como uma antena de frequência AIS dedicada (162 MHz) proporciona uma melhor VSWR e, portanto, uma melhor transmissão e recepção.

O transcetor AIS pode ser configurado com o software gratuito para PC/Mac chamado ProAIS2. O software ProAIS2 pode ser descarregado gratuitamente directamente do nosso website. A funcionalidade do software ProAIS2 é a mesma em Windows ou Mac.

Instalação do software proAIS2, também instala os drivers USB e recomendamos não ligar o cabo USB dos transcetores ao PC/Mac até depois de ter instalado o proAIS2. Uma vez concluída a instalação, ligue o cabo USB ao computador para completar a instalação do driver USB. O transcetor recebe energia suficiente da ligação USB para alimentar o processador e os circuitos auxiliares necessários para configurar o transcetor, no entanto, o GPS não obterá uma reparação, as interfaces NMEA não funcionarão e o transcetor não transmitirá enquanto estiver ligado à alimentação USB.

A Digital Yacht não é a única empresa que fornece o proAIS2 com transcetores, mas, tanto quanto sabemos, somos a única empresa a produzir um vídeo mostrando como configurar e diagnosticar transcetores de Classe B com ele. Por isso, esperamos que não só os utilizadores da Digital Yacht mas também os proprietários de outras marcas beneficiem deste vídeo.

Note que o número MMSI não pode ser alterado uma vez que o produto tenha sido configurado. Para alterar o número MMSI, deve repor o produto e para isso, por favor contacte-nos.

Para saber como utilizar o software proAIS2 para configurar umtranscetor AIS, por favor, veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=FTiMynP8KDs

Se quiser parar de transmitir a sua posição, pode instalar um interruptor físico silencioso no transcetor AIS ou pode parar a transmissão AIS através do software ProAIS2.

Esta é uma questão muito válida. Especialmente se tiver passado algumas horas a instalar o transcetor, então saber que funciona bem é muito importante. A utilização do software de configuração proAIS2 permite-lhe ver se a posição do GPS está OK. É possível monitorizar a recepção AIS de outras embarcações. Além de garantir não haver erros ou alarmes. No entanto, se for novo no AIS, há sempre aquela dúvida incómoda sobre se outras embarcações o veem.

O melhor teste de um transcetor de Classe B é pedir a outra pessoa na sua marina, com AIS, para verificar se o recebem no seu sistema. Se a sua embarcação estiver parada, então um transponder só transmitirá a cada 3 minutos. Isto aumenta para cada 30 segundos quando a sua velocidade sobre o solo (SOG) for superior a 2 nós. Portanto, dê-lhes algum tempo para que o detectem. Também quando receberem a sua primeira transmissão, os únicos dados que verão serão a sua posição, velocidade, percurso e número MMSI. Pode levar até 6 minutos para receber os seus “Dados estáticos” (nome do barco, indicativo de chamada, tipo de embarcação, dimensões, etc.). Isto é normal e é como o sistema AIS regula a quantidade de dados que estão a ser transmitidos.

O outro método cada vez mais comum de testar um transcetor AIS é procurar num dos websites AIS em linha “ao vivo” e o mais popular dos serviços gratuitos é o MarineTraffic.com

No entanto, é importante para si estar ciente das limitações destes sítios em linha. Como resultado, não assuma que será sempre apanhado por eles. Cada um dos diferentes serviços em linha é apenas tão bom como a sua rede de estações de recepção de AIS. Em muitos casos, os entusiastas/voluntários operam estes. Em algumas áreas a cobertura é grande, mas existem definitivamente “buracos” na cobertura.


Nomad

Se o transcetor AIS não tiver um divisor VHF incorporado (como o nosso AIT5000), existem 2 opções: ou instalar uma antena VHF dedicada para AIS ou instalar um divisor de antena para que a antena VHF principal seja utilizada tanto para rádio VHF como para AIS.

Para aqueles que desejam utilizar a sua antena VHF existente, recomendamos então a utilização de um repartidor de antena VHF certificado de perda zero, como o nosso SPL1500 e SPL2000. Por favor, não utilizar um repartidor de antena VHF não certificado de perda zero. São baratos, mas podem destruir o seu transcetor AIS.

Para aqueles que desejam instalar uma antena VHF dedicada ao AIS, recomendamos então uma antena VHF sintonizada com as frequências AIS. A transmissão e recepção AIS funciona em 2 canais dedicados que utilizam as frequências 161,975 e 162,025 MHz (canal 87B e 88B). As frequências VHF no ambiente marítimo utilizam frequências de 156,0 a 162,025 MHz e a maioria das antenas VHF são concebidas para proporcionar o máximo ganho no canal 16 (156,8 MHz). Pode agora encontrar antenas no mercado dedicadas a frequências AIS, tais como a antena HA156.

Estas antenas, dedicadas às frequências AIS, oferecem ganho máximo a 162 MHz (sendo o centro entre as 2 frequências AIS 161,975 e 162,025 MHz). Assim, se instalar uma antena VHF em vez de um repartidor de antena VHF para o seu receptor AIS ou transcetor, então escolha uma antena VHF de frequência AIS para compensar a perda devida à instalação da antena mais baixa do que a antena VHF principal no topo do mastro. O gráfico abaixo mostra como uma antena de frequência AIS dedicada (162 MHz) proporciona uma melhor VSWR e, uma melhor transmissão e recepção.

O Nomad pode ser configurado com o software gratuito para PC/Mac chamado ProAIS2. O software ProAIS2 pode ser descarregado gratuitamente directamente do nosso website. A funcionalidade do software ProAIS2 é a mesma em Windows ou Mac.

Instalação do software proAIS2, também instala os drivers USB e recomendamos não ligar o cabo USB dos transcetores ao PC/Mac até após ter instalado o proAIS2. Uma vez concluída a instalação, ligue o cabo USB ao computador para completar a instalação do driver USB. O transcetor recebe energia suficiente da ligação USB para alimentar o processador necessário para configurar o transcetor, no entanto, o GPS não obterá uma reparação, as interfaces NMEA não funcionarão e o transcetor não transmitirá enquanto estiver ligado à alimentação USB.

A Digital Yacht não é a única empresa que fornece transcetores ao proAIS2, mas, tanto quanto sabemos, somos a única empresa a produzir um vídeo mostrando como configurar e diagnosticar transcetores de Classe B com ele. Por isso, esperamos que não só os utilizadores da Digital Yacht mas também os proprietários de outras marcas beneficiem deste vídeo.

Note que o número MMSI não pode ser alterado uma vez que o produto tenha sido configurado. Para alterar o número MMSI, deve repor o produto e para isso, por favor contacte-nos.

Para saber como utilizar o software proAIS2 para configurar um transcetor AIS, por favor, veja o vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=FTiMynP8KDs

Esta é uma questão muito válida. Especialmente se tiver passado algumas horas a instalar o transcetor, então saber que funciona bem é muito importante. A utilização do software de configuração proAIS2 permite-lhe ver se a posição do GPS está OK. É possível monitorizar a recepção AIS de outras embarcações. Além de garantir não haver erros ou alarmes. No entanto, se for novo no AIS, há sempre aquela dúvida incómoda sobre se outras embarcações o veem.

O melhor teste de um transcetor de Classe B é pedir a outra pessoa na sua marina, com AIS, para verificar se o recebem no seu sistema. Se a sua embarcação estiver parada, então um transcetor só transmitirá a cada 3 minutos. Isto aumenta para cada 30 segundos quando a sua velocidade sobre o solo (SOG) for superior a 2 nós. Portanto, dê-lhes algum tempo para que o detectem. Também quando receberem a sua primeira transmissão, os únicos dados que verão serão a sua posição, velocidade, percurso e número MMSI. Pode levar até 6 minutos para receber os seus “Dados estáticos” (nome do barco, indicativo de chamada, tipo de embarcação, dimensões, etc.). Isto é normal e é como o sistema AIS regula a quantidade de dados que estão a ser transmitidos.

O outro método cada vez mais comum de testar um transcetor AIS é procurar num dos sítios web AIS em linha “ao vivo” e o mais popular dos serviços gratuitos é o MarineTraffic.com

No entanto, é importante para si estar ciente das limitações destes sítios em linha. Como resultado, não assuma que será sempre apanhado por eles. Cada um dos diferentes serviços em linha é apenas tão bom como a sua rede de estações de recepção de AIS. Em muitos casos, os entusiastas/voluntários operam estes. Em algumas áreas a cobertura é grande, mas existem definitivamente “buracos” na cobertura.

A AIS utiliza transmissões VHF, pelo que o alcance é limitado à linha de visão. Com a antena compacta deverá conseguir transmitir até 5NM e receber dados de outras embarcações a 10-12NM. As estações costeiras normalmente apanhá-lo-iam a 25NM.

Ligada a uma antena de topo de mastro dará um alcance padrão de Classe B até 20NM, uma vez que a potência de saída (2W) é a mesma que todas as outras AIS de Classe B.

Se a unidade não for programada, actuará, portanto como um receptor que apenas emite dados GPS e AIS via WiFi e USB.

As baterias USB têm diferentes capacidades, tipicamente citadas em mA/Horas. A tabela abaixo, mostra o tempo de uso contínuo para os tipos mais comuns.

 

Capacidade do Pack de Alimentação USB Tempo de Uso Contínuo (aprox.)
3350mA/H 5.5 Horas
5000mA/H 8 Horas
15000mA/H 24 Horas
22000mA/H 36 Horas

O Nomad tem uma interface USB (para energia e dados) que pode ligar-se a um PC ou MAC. Qualquer software de navegação compatível com AIS pode ser utilizado e o PC criará uma porta com virtual. O Digital Yacht oferece software de visualização SmarterTrack Lite gratuito, bem como software SmarterTrack premium para utilização com cartas de navegação Navionics para cartografia e navegação detalhadas. É também compatível com programas populares como MaxSea, Nobeltec, Expedition, SeaPro e Open CPN. A maioria dos programas modernos aceita uma alimentação TCP/IP ou UDP através da ligação WiFi, mas faz uma dupla verificação antes de comprar.

Aplicações em iPads, tablets e smartphones utilizarão a ligação WiFi para se ligarem ao Nomad. Verifique www.digitalyacht.net para aplicações iOS e Android, uma vez que existe um enorme número de programas de gráficos e navegação populares.

A maioria dos utilizadores utilizará uma montagem de terceiros como um suporte de telemóvel, RokLok, RailBlaza ou montagem RAM. Os orifícios de fixação também permitem a utilização de uma braçadeira de cabo e navios Nomad com duas tiras de Velcro adesivo de alta resistência para uma solução temporária.

O Nomad também pode ser montado permanentemente utilizando os furos para parafusos fornecidos numa antepara vertical. É importante montar o Nomad verticalmente para que a antena interna GPS esteja virada para o céu.

A antena QMAX pode ser usada como uma antena VHF de emergência. Lembre-se que tem um conector BNC, pelo que pode ser necessário um adaptador BNC para PL259 para uma VHF normal.

Até 7 dispositivos podem ligar-se sem fios ao Nomad, que suporta os protocolos TCP (dispositivo único) e UDP (dispositivos múltiplos).

O Wi-Fi irá tipicamente ocupar uma pegada de um barco até 25m LOA.

Contacte-nos se precisar de uma pegada maior ou tiver-se uma embarcação de aço ou de carbono.

Não é necessária qualquer ligação à Internet para as aplicações AIS funcionarem e, por isso, só podem ser utilizados comprimidos não GPS/WiFi com uma aplicação apropriada para navegação, uma vez que o Nomad fornece dados GPS.

Sim.

O Nomad 2 tem uma interface Web incorporada – basta ligar o seu dispositivo móvel à rede Wi-Fi do Nomad 2 e aceder às suas funcionalidades. Não há necessidade de uma aplicação adicional. O software de programação proAIS 2 também pode ser utilizado num PC ou MAC através da interface USB.

Se o transcetor AIS não tiver um divisor VHF incorporado (isto é, AIT5000), existem 2 opções: ou instalar uma antena VHF dedicada para AIS ou instalar um divisor de antena para que a antena VHF principal seja utilizada tanto para rádio VHF como para AIS.

Para aqueles que desejam utilizar a sua antena VHF existente, recomendamos então a utilização de um repartidor de antena VHF certificado de perda zero, como o nosso SPL1500 e SPL2000. Por favor, não utilizar um repartidor de antena VHF certificado de perda não zero. São baratos, mas podem destruir o seu transcetor AIS.

Para aqueles que desejam instalar uma antena VHF dedicada ao AIS, recomendamos então uma antena VHF sintonizada com as frequências AIS. A transmissão e recepção AIS funciona em 2 canais dedicados que utilizam as frequências 161,975 e 162,025 MHz (canal 87B e 88B). As frequências VHF no ambiente marítimo utilizam frequências de 156,0 a 162,025 MHz e a maioria das antenas VHF são concebidas para proporcionar o máximo ganho no canal 16 (156,8 MHz). Pode agora encontrar antenas no mercado dedicadas a frequências AIS, tais como a antena HA156.

Estas antenas, dedicadas às frequências AIS, oferecem ganho máximo a 162 MHz (sendo o centro entre as 2 frequências AIS 161,975 e 162,025 MHz). Assim, se instalar uma antena VHF em vez de um repartidor de antena VHF para o seu receptor AIS ou transcetor, então escolha uma antena VHF de frequência AIS para compensar a perda devida à instalação da antena mais baixa do que a antena VHF principal no topo do mastro. O gráfico abaixo mostra como uma antena de frequência AIS dedicada (162 MHz) proporciona uma melhor VSWR e, portanto, uma melhor transmissão e recepção.


AIT5000, iAISTX & iAISTX Plus

Um AIS que envia e recebe dados é conhecido como um transceptor (ou muitas vezes chamado transcetor ). Existem também dispositivos simples chamados receptores AIS que captam transmissões e descodificam para exibição num plotter de cartas compatível ou num sistema de navegação baseado em PC – ou mesmo num iPad, ou tablet.

Os transcetores AIS permitir-lhe-ão receber dados de embarcações próximas de si, mas também lhe permitirão transmitir continuamente a identidade, posição, velocidade e rumo da sua embarcação, bem como outras informações relevantes, a todas as outras embarcações equipadas com AIS dentro do seu alcance.

Para transmitir a sua posição, um transcetor AIS deve ter a sua própria antena GPS. Todos os nossos transcetores AIS são fornecidos com uma antena GPS ou têm uma antena GPS incorporada.

Com um receptor ou transcetor AIS, receberá toda a informação dos navios circundantes e permitir-lhe-á contactá-los directamente. Existem 3 tipos de dados AIS que são automática e continuamente transmitidos:

  • Dados dinâmicos: posição e velocidade automaticamente calculados pelo transcetor.
  • Dados estáticos: MMSI, nome do navio, tamanho e detalhes de contacto. Estes dados são programados no dispositivo.
  • Dados de viagem (apenas para transcetor de classe A): Destino, ETA, número a bordo e estado de navegação. Estes dados são programados no transcetor de classe A, antes e durante cada viagem.

A frequência de transmissão de dados difere, dependendo da categoria do transcetor e da velocidade do navio.

Os alvos AIS podem ser mostrados de diferentes maneiras:

  • Num plotter/ecrã multifunções utilizando a interface NMEA de um receptor/transcetor AIS.
  • Num software de navegação PC/MAC graças a um adaptador NMEA/USB ou um receptor/transcetor AIS com uma interface USB integrada.
  • Numa aplicação de navegação iOS/Android por um servidor NMEA para WiFi ou um receptor/transcetor AIS com interface WiFi integrado.

Cada sistema exibirá os alvos AIS diferentemente (cores, tamanho, etc.) mas os dados permanecerão os mesmos. O separador seguinte explicará qual o transcetor AIS de que necessita, dependendo do sistema que utiliza para exibir os alvos AIS.

Se o transcetor AIS não tiver um divisor VHF incorporado (isto é, AIT5000), existem 2 opções: ou instalar uma antena VHF dedicada para AIS ou instalar um divisor de antena para que a antena VHF principal seja utilizada tanto para rádio VHF como para AIS.

Para aqueles que desejam utilizar a sua antena VHF existente, recomendamos então a utilização de um repartidor de antena VHF certificado de perda zero, como o nosso SPL1500 e SPL2000. Por favor, não utilizar um repartidor de antena VHF certificado de perda não zero. São baratos, mas podem destruir o seu transcetor AIS.

Para aqueles que desejam instalar uma antena VHF dedicada ao AIS, recomendamos então uma antena VHF sintonizada com as frequências AIS. A transmissão e recepção AIS funciona em 2 canais dedicados que utilizam as frequências 161,975 e 162,025 MHz (canal 87B e 88B). As frequências VHF no ambiente marítimo utilizam frequências de 156,0 a 162,025 MHz e a maioria das antenas VHF são concebidas para proporcionar o máximo ganho no canal 16 (156,8 MHz). Pode agora encontrar antenas no mercado dedicadas a frequências AIS, tais como a antena HA156.

Estas antenas, dedicadas às frequências AIS, oferecem ganho máximo a 162 MHz (sendo o centro entre as 2 frequências AIS 161,975 e 162,025 MHz). Assim, se instalar uma antena VHF em vez de um repartidor de antena VHF para o seu receptor AIS ou transcetor, então escolha uma antena VHF de frequência AIS para compensar a perda devida à instalação da antena mais baixa do que a antena VHF principal no topo do mastro. O gráfico abaixo mostra como uma antena de frequência AIS dedicada (162 MHz) proporciona uma melhor VSWR e, portanto, uma melhor transmissão e recepção.

De modo a facilitar a utilização e configuração dos nossos transcetores AIS, os nossos novos transcetores AIS têm agora uma interface web integrada. Este é o caso do iAISTX, iAISTX Plus e AIT5000. Estes dispositivos criam uma rede WiFi a bordo e configuram-se a eles próprios ligando-se a WiFi. A configuração do transponder pode, portanto, ser feita através de um computador, um tablet ou mesmo um smartphone e, mais importante ainda, não é necessário qualquer software.

O artigo seguinte explica-lhe como configurar o transcetor AIS: https://digitalyacht.net/2020/02/28/configure-ais-transponder-web-interface/

Os nossos transponders AIS com uma interface web integrada criam uma rede WiFi protegida por palavra-passe. Com o seu tablet, PC ou smartphone, se procurar redes sem fios, deverá ver uma rede sem fios chamada “DY-AIS-xxxx” ou “IAISTX-XXXX” onde xxxx é um código de quatro dígitos exclusivo do seu transponder AIS. O nome das redes WiFi pode mudar de acordo com a versão do produto.

Faça o seu dispositivo aderir a esta rede e ser-lhe-á pedido que introduza uma palavra-passe que é “PASS-xxxx” onde xxxx é o mesmo código de quatro dígitos que no nome da sua rede. Pode alterar tanto o nome da rede como a palavra-passe na interface web da unidade de transponder AIS.

Não é necessária qualquer ligação à Internet. Muitos consumidores ficam confusos e associam automaticamente o WiFi à Internet. O produto cria uma rede WiFi e os utilizadores locais de iPad ou tablet procuram-no da mesma forma que procuram um hotspot WiFi.

Uma vez ligados, os dados NMEA são enviados através da ligação local criada a bordo do barco.

Até 7 dispositivos podem ligar-se usando o UDP. O TCP/IP é um formato de ligação um a um. PCs, MACs, Android, Linux e iPhone/iPad são todos compatíveis.

Mantemos revisões actualizadas no nosso blogue www.digitalyacht.net – pesquisa “Best Marine Apps for Android” ou “iOS”. As aplicações mais populares incluem Navionics, iNavX, TZ iBoat , iAIS, NavLink, iSailor, SeaPilot, Weather 4D, MaxSea TimeZero, SailGrib, etc.

Os nossos produtos são também compatíveis com software de navegação em PC/Mac/Linux.

Mantemos no nosso blogue uma lista que explica como configurar todas as aplicações e software de navegação populares. Esta lista explica como configurar uma ligação NMEA (UDP/TCP) na aplicação/software, mas também como configurar as definições AIS.

Para ver a lista, por favor clique aqui: https://digitalyacht.net/configure-apps-software/

Sim! Pode programar isto através da interface web para ter apenas uma rede WiFi a bordo com o nosso produto ligado directamente à sua outra rede WiFi como cliente.

Isto também funciona bem com as instalações de radar WiFi Furuno.

O Wi-Fi irá tipicamente ocupar uma pegada de um barco até 25m LOA. Contacte-nos se precisar de uma pegada maior ou tiver-se uma embarcação de aço ou de carbono.


CLA2000 AIS Classe A

Sim, é e temos todos os certificados internacionais, tais como : SOLAS, IMO, USCG, TUV, FCC, EU, CCNR, CCS, Industry Canada.

O transceptor AIS, o seu suporte de montagem, o manual do produto, o cabo de alimentação, um cabo de dados de 14 vias, um cabo de dados de 18 vias e uma antena GNSS com 10m de cabo. Portanto, tudo o que seria necessário para completar a instalação é uma antena VHF com um conector PL259. Não se recomenda a utilização de um divisor com um transponder de Classe A.

Sim, para montagem encastrada, o suporte de montagem pode ser removido. Se alguém quiser pendurar o transcetor AIS no tecto, o suporte de montagem também pode ser reservado para isso.

A configuração de todos os dados estáticos do navio, dados de viagem, configuração de alarme/sensor, configuração NMEA, etc. pode ser feita através da interface do utilizador da unidade com o seu ecrã gráfico a cores. Como resultado, a configuração do CLA2000 não requer software. Um teclado no ecrã torna a introdução de texto e números “mais fácil”.

O CLA2000 tem múltiplas entradas e saídas NMEA 0183 para ligação a sistemas de cartografia e sensores. Também um cabo de ligação NMEA 2000 opcional pode ligar o CLA2000 ao backbone NMEA 2000 dos navios.

Sim, o CLA2000 é ideal para embarcações não SOLAS com muitas das interfaces e características que as embarcações de recreio e de trabalho maiores necessitam.

Sim, o CLA2000 é à prova de água até IPX7, por isso é resistente à água e à imersão.

Se o CLA2000 estiver a ser utilizado em modo Não SOLAS ou em modo interior, pode colocar um “interruptor de silêncio” (como um AIS  Classe B).

O CLA2000 suporta os gráficos do C-Map MAX. Na ranhura do cartão Micro SD à prova de água (frente inferior esquerda) pode inserir os gráficos do C-Map comprado. No entanto, a função de gráficos detalhados só está disponível no modo NO-SOLAS. Assim, esta funcionalidade adicional de plotter de cartas permite que o CLA2000 se torne um poderoso mostrador AIS e uma cópia de segurança do sistema de cartas principal do navio.

Através do menu do CLA2000, é possível configurar todos os alarmes CPA e TCPA.

A 12V, a unidade consumirá cerca de 0,9A (6A pico) e a 24V, consumirá cerca de 0,5 A (4 A pico).

O novo CLA2000 tem uma interface WiFi para o envio de dados AIS para dispositivos móveis e PCs. Suporta os modos TCP e UDP para a máxima compatibilidade com a aplicação. O WiFi pode trabalhar em modo AP, cria a sua própria rede WiFi, ou modo Cliente (STA) onde se junta a uma rede WiFi existente. Mantemos revisões actualizadas no nosso blogue www.digitalyacht.net– pesquisa “iOS” ou “Android”. Por exemplo, as aplicações populares incluem iRegatta, iNavX, NMEA Remote, iAIS, iSailor, SeaPilot, Weather 4D, MaxSea TimeZero, AIS View, etc.


MOB100 Baliza AIS

Nunca tente abrir o farol. Em caso de avaria ou quando surgir a data de substituição da bateria, contactar o departamento de Serviço ao Cliente: sales@digitalyacht.eu.com

Não, um recetor AIS ou transcetor AIS precisa de ser instalado no seu barco.

Não. Uma vez adquirida a baliza, não são necessários pagamentos adicionais. Por conseguinte, não é necessária qualquer subscrição para utilizar o MOB100.

A baliza não flutua.

Sim, a baliza está equipada com a tecnologia AIS, sendo também uma norma internacional.

O farol nunca é afectado por más condições climatéricas.

Pode testar a sua baliza usando o botão de auto-teste OFF/TEST. Recomendamos também que leia o manual do utilizador.

O seu farol MOB100 está sob uma garantia de dois anos, válida a partir da data de compra.

O teste curto não deve ser realizado mais do que uma vez por semana para preservar a duração da bateria. O teste completo não deve ser realizado mais do que uma vez por mês.

A qualquer momento, pode cancelar a activação mantendo o botão “T” premido durante muito tempo.

Se observar uma avaria na sua baliza (a saber, durante o auto-teste), queira contactar o departamento de Serviço ao Cliente da Digital Yacht. Podemos exigir uma prova de compra.

Em condições normais de utilização, o tempo de vida de uma baliza é de 7 anos.


Internet a bordo

4G Xtream

5G está agora a tornar-se bem desenvolvido.  5G é basicamente sobre comunicações de curto alcance e muito rápidas.  As suas aplicações são em áreas urbanas densamente povoadas, com descarregamentos muito rápidos.  Algumas das bandas atribuídas a isto estão na faixa de frequências de 3,4-3,6 GHz e até mesmo 24-52 GHz, tão ultra-altas frequências com um alcance muito curto.

Para o mercado marítimo e costeiro, isto não é o ideal, por isso descobriremos que o 4G continua a ser predominante.  Dito isto, 5G será utilizado para uma grande quantidade de 4G back haul da Internet, pelo que melhorará também a infra-estrutura tradicional de 4G LTE.  A tecnologia 4G LTE continua a ser a melhor opção para o acesso marítimo à Internet.  4G Xtream e 4G Connect podem, naturalmente, suportar fontes adicionais de Internet através da sua porta WAN

4G Xtream tem uma interface NMEA 2000 incorporada que permite que os dados NMEA 2000 sejam utilizados por aplicações em dispositivos móveis ligados ao sistema. GPS, AIS e dados de instrumentos são transmitidos a partir do sistema do barco através da rede Wi-Fi. O método mais simples de visualização remota destes dados seria a criação de uma VPN (Virtual Private Network) que efectivamente constrói um “túnel” de dados de uma rede (digamos em terra) para outra (por exemplo: no barco).

A 4G Xtream suporta VPNs e esta tecnologia está bem comprovada, mas requer conhecimentos especializados de rede IP de 3 rd partido para ser implementada. 4G Xtream também suporta MQTT para aplicações IOT e ZeroTier para acesso remoto e esperamos ver desenvolver aplicações marítimas de terceiros para estas plataformas. 4G Xtream também suporta a pesquisa de dados GPS por mensagens de texto e alertas através da sua função GPS interna.

5G Xtream, 4G Xtream e 4G Connect Pro são enviados com duas antenas externas. Devem ser montadas com pelo menos 50 cm de distância para um óptimo desempenho. Embora a altura seja vantajosa, deve também ser considerada a passagem de cabos. Os cabos padrão (LMR200) têm 7 m de comprimento e não devem ser estendidos.

Os locais típicos de montagem seriam o 1º conjunto de espalhadores num veleiro, arco de radar ou plataforma de popa/painel solar.

Estão disponíveis conjuntos opcionais de 10 e 20m e estes utilizam o coaxial especializado LMR400 para perdas mínimas.

Sim, isto é possível. Uma rede Wi-Fi pode ser utilizada para aceder a um hotspot em terra (2,4GHz) e a rede de 5GHz ligada para fornecer acesso local.

Recomendamos a utilização do nosso kit booster WiFi pelo 4G Xtream/5G Xtream.

APN significa “Access Point Name” e são as configurações que o seu 4GXtream precisa para passar à operadora de rede: Vodafone, T-Mobile, etc. para a operadora poder atribuir ao seu 4GXtream ou 5G Xtream um endereço IP e conectá-lo à rede segura certa.

Com a 4GConnect, tem de introduzir manualmente as configurações de APN do seu cartão SIM. No entanto, com o 4G/5G Xtream, tem uma funcionalidade “Auto-APN” que lê os detalhes do SIM e selecciona as configurações APN correctas para a rede móvel do SIM.

Muitos navegantes têm-nos perguntado: “Qual é a melhor solução para a monitorização de vídeo de barcos?” Existem muitas soluções marítimas especializadas e caras que poderiam ligar-se à rede 4G Connect, 4G Xtream ou 5G Xtream, mas existe também o sistema Arlo simples e popular que pode ser utilizado. O Arlo começou a vida como parte da Netgear, mas tornou-se uma empresa autónoma em 2018. Os seus produtos podem ser comprados na Amazon, etc.

O sistema é composto por câmaras pequenas, à prova de água e alimentadas por bateria que se ligam a um hub Arlo através de WFi. Significa que não tem de passar fios à volta do barco ou mesmo encontrar energia de 12V e pode posicionar a câmara em locais diferentes conforme for necessário. São também suportadas várias câmaras.

Outras câmaras IP também podem ser ligadas ao 4G Connect e ao 4G/5G Xtream.

É muito simples configurar o 4G Xtream e o 5G Xtream. Este vídeo abaixo explica-lhe como configurar-lo.

Funcionalidade 4G Connect Pro 4G Xtream
Especificação do Modem 4G Cat 4 Modem com tecnologia MIMO
Processador Single Core Atheros 400MHz 64MB RAM.
Até 150 MB/s
Cat 6 Modem com tecnologia MIMO
Processador Quad Core ARM Cortex A7 717 MHz 256 MB RAM.
Até 300 MB/s
Antenas 4G Duas antenas externas de banda larga de alto ganho MIMO fornecidas com cabos de 7m e bases de montagem (opções de cabos de 10 e 20m disponíveis) Duas antenas externas de banda larga de alto ganho MIMO fornecidas com cabos de 7m e bases de montagem (opções de cabos de 10 e 20m disponíveis)
WiFi interno WiFi uma banda 2.4GHz 802.11b/g/n
Máximo 50 ligações
Uma antena
Banda dupla WiFi 2.4 & 5GHz 802.11 b/g/n/ac
Máximo 150 ligações
Duas antenas
SIM 1 2
GPS NÃO SIM
BlueTooth NÃO SIM
Interface NMEA Opcional com interface externa LANLink N2K ou iKommunicate Interface NMEA 2000 certificada para distribuição de dados NMEA 2000 via WiFi

O 4G Xtream e o 5G Xtream tem dois slots SIM (com câmbio automático se necessário).

A inserção do cartão SIM é muito fácil. A ranhura SIM encontra-se na tampa frontal da unidade. Não é necessário abrir a unidade.

O 4G Xtream tem um modem CAT 6 pelo que oferece uma conectividade rápida até 300 MBs (dependente da rede).

Também suporta a agregação de portadoras onde dois canais LTE podem ser utilizados simultaneamente, para duplicar a largura de banda (dependente da rede).

O 4GXtream vem em dois modelos: ROW ou EUA

Ref. Regiões Detalhes
4G Xtream modelo ROW Europa, Médio Oriente, África, APAC, Malásia, Brasil e Australásia 4G (LTE-FDD): B1, B3, B5, B7, B8, B20, B28, B32
4G (LTE-TDD): B38, B40, B41
3G: B1, B3, B5, B8
4G Xtream modelo US América do Norte 4G (LTE-FDD): B2, B4, B5, B7, B12, B13, B25, B26, B29,B30, B66
3G: B2, B4, B5

4G Connect

5G está agora a tornar-se bem desenvolvido.  5G é basicamente sobre comunicações de curto alcance e muito rápidas.  As suas aplicações são em áreas urbanas densamente povoadas, com descarregamentos muito rápidos.  Algumas das bandas atribuídas a isto estão na faixa de frequências de 3,4-3,6 GHz e até mesmo 24-52 GHz, tão ultra-altas frequências com um alcance muito curto.

Para o mercado marítimo e costeiro, isto não é o ideal, por isso descobriremos que o 4G continua a ser predominante.  Dito isto, 5G será utilizado para uma grande quantidade de 4G back haul da Internet, pelo que melhorará também a infra-estrutura tradicional de 4G LTE.  A tecnologia 4G LTE continua a ser a melhor opção para o acesso marítimo à Internet.  4G Xtream e 4G Connect podem, naturalmente, suportar fontes adicionais de Internet através da sua porta WAN

5G Xtream, 4G Xtream e 4G Connect Pro são enviados com duas antenas externas. Devem ser montadas com pelo menos 50 cm de distância para um óptimo desempenho. Embora a altura seja vantajosa, deve também ser considerada a passagem de cabos. Os cabos padrão (LMR200) têm 7 m de comprimento e não devem ser estendidos.

Os locais típicos de montagem seriam o 1º conjunto de espalhadores num veleiro, arco de radar ou plataforma de popa/painel solar.

Estão disponíveis conjuntos opcionais de 10 e 20m e estes utilizam o coaxial especializado LMR400 para perdas mínimas.

Cada fornecedor de rede SIM de dados tem diferentes definições do Nome do Ponto de Acesso (APN) que permitem à 4G Connect registar-se e ligar-se à rede de dados móvel. Estas definições podem ser normalmente encontradas online (Google “APN settings for Vodaphone”).

Para introduzir as definições de APN, inicie sessão na interface web 4G Connect e clique nas opções de menu Network>Mobile.

É muito importante que “bloqueie” a sua rede WiFi, com o seu próprio nome de rede (SSID) e palavra-passe. Isto assegura que apenas as pessoas a quem dá a informação da rede podem ligar-se e impede que outros indivíduos se liguem à sua rede e utilizem a sua ligação à Internet.

Para alterar o nome de rede WiFi padrão e a palavra-passe da sua 4G Connect, inicie sessão na interface web e clique nas opções de menu Rede>Wireless. É muito simples alterar o nome da rede WiFi e a palavra-passe.

O 4G Connect tem apenas uma ranhura SIM.

O 4G Connect tem um modem CAT 4 pelo que oferece uma conectividade rápida até 150 MBs (dependente da rede). Não suporta a agregação de portadoras.

O 4G Connect não tem uma interface NMEA. No entanto, ao adicionar um LANLink pode ligar a interface Ethernet e transmitir todos os dados NMEA 0183 e/ou NMEA 2000 através da rede WiFi do 4G Connect.

4GConnect vem em três modelos: Euro, EUA ou ROW

Product Regiões Detalhes
4G Connect modelo Europa Europa, Médio Oriente, África, Coreia, Tailândia, Índia 4G (LTE-FDD): B1, B3, B5, B7, B8, B20
4G (LTE-TDD): B38, B40, B413G: B1, B5, B8
4G Connect modelo US América do Norte (AT&T, Bell, T-Mobile) 4G (LTE-FDD): B2, B4, B12
3G: B2, B4, B5
4G Connect modelo ROW ROW, América do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Taiwan 4G (LTE-FDD): B1, B22, B3, B4, B5, B7, B8, B28
4G (LTE-TDD): B403G: B1, B2, B5, B8

Muitos navegantes têm-nos perguntado: “Qual é a melhor solução para a monitorização de vídeo de barcos?” Existem muitas soluções marítimas especializadas e caras que poderiam ligar-se à rede 4G Connect, 4G Xtream ou 5G Xtream, mas existe também o sistema Arlo simples e popular que pode ser utilizado. O Arlo começou a vida como parte da Netgear, mas tornou-se uma empresa autónoma em 2018. Os seus produtos podem ser comprados na Amazon, etc.

O sistema é composto por câmaras pequenas, à prova de água e alimentadas por bateria que se ligam a um hub Arlo através de WFi. Significa que não tem de passar fios à volta do barco ou mesmo encontrar energia de 12V e pode posicionar a câmara em locais diferentes conforme for necessário. São também suportadas várias câmaras.

Outras câmaras IP também podem ser ligadas ao 4G Connect e ao 4G/5G Xtream.

Funcionalidade 4G Connect Pro 4G Xtream
Especificação do Modem 4G Cat 4 Modem com tecnologia MIMO
Processador Single Core Atheros 400MHz 64MB RAM.
Até 150 MB/s
Cat 6 Modem com tecnologia MIMO
Processador Quad Core ARM Cortex A7 717 MHz 256 MB RAM.
Até 300 MB/s
Antenas 4G Duas antenas externas de banda larga de alto ganho MIMO fornecidas com cabos de 7m e bases de montagem (opções de cabos de 10 e 20m disponíveis) Duas antenas externas de banda larga de alto ganho MIMO fornecidas com cabos de 7m e bases de montagem (opções de cabos de 10 e 20m disponíveis)
WiFi interno WiFi uma banda 2.4GHz 802.11b/g/n
Máximo 50 ligações
Uma antena
Banda dupla WiFi 2.4 & 5GHz 802.11 b/g/n/ac
Máximo 150 ligações
Duas antenas
SIM 1 2
GPS NÃO SIM
BlueTooth NÃO SIM
Interface NMEA Opcional com interface externa LANLink N2K ou iKommunicate Interface NMEA 2000 certificada para distribuição de dados NMEA 2000 via WiFi

WL510

Embora VHF beneficie de ser montado no topo do mastro para obter o máximo alcance da “linha de visão”, a recepção WiFi é muito mais curta e a altura não é o factor crítico.

A maioria dos hotspots das marinas estão à altura do telhado e mesmo com a sua própria antena WiFi ao nível do convés, deve ser possível uma boa recepção. Em áreas com grandes marés, uma situação mais comum é quando o barco cai abaixo da parede do porto e isto funciona como uma grande barreira para os sinais chegarem ao hotspot.

Contudo, cada marina difere e encontrar um local de antena que proporcione um óptimo desempenho em cada marina é uma tarefa impossível.

A unidade tem uma interface web integrada.

Abra qualquer navegador web, introduza o endereço IP do produto na barra de pesquisa e terá acesso à interface web da unidade.


Instrumentos

GPS160

O GPS160 pode ser operado numa série de modos diferentes, concebido para satisfazer diferentes cenários de instalação e optimizar o desempenho com sistemas mais antigos.

Estes modos de funcionamento podem ser definidos ajustando quatro interruptores DIP no interior da unidade.

Para aceder aos interruptores DIP, é necessário abrir o GPS160.

Temos uma lista com diagramas de cablagem que explica como ligar o GPS160 a equipamento marítimo popular.

Pode consultar a lista clicando aqui.

Se o seu produto não estiver incluído nesta lista, contacte-nos via e-mail.

Sim, com o GPS160 versão SeaTalk1.

Sim, com o GPS160 NMEA versão 2000. É fornecido com o iKonvert (conversor NMEA0183 / NMEA2000).

Sim, tem alguns modos que devem funcionar com equipamento NMEA 0183 mais antigo.

Sim, mas precisa do modelo compatível Furuno ref. ZDIGGPS160F

Sim, pode ser montada de forma plana.


Interfaces

NMEA WiFi

A WLN10 só tem uma interface NMEA 0183 (entrada & saída). Deve configurar esta interface a 38.400 baud (velocidade AIS) ou 4.800 baud (instrumentos & velocidade GPS). Este é um servidor ideal se quiser transmitir dados quer do seu receptor/transponder AIS, quer dos dados da sua instrumentação.

O WLN30 tem 3 x interface NMEA 0183 e pode seleccionar diferentes velocidades NMEA para cada interface NMEA 0183. O WLN30 multiplica todos os dados e transmite-os via WiFi para receber dados em tempo real para uma aplicação ou software de navegação. Este é um servidor ideal se tiver vários dispositivos de navegação a bordo (com diferentes velocidades NMEA) e quiser transmitir dados AIS, GPS e instrumentos simultaneamente.

Só precisa de ligar o NavLink2 à sua espinha dorsal NMEA 2000. Tirará a sua energia automaticamente da sua rede NMEA 2000.

Os nossos WLN10/WLN30 & NavLink2 têm uma interface web integrada e criam uma rede WiFi protegida por palavra-passe. Com o seu tablet, PC ou smartphone, se procurar redes WiFi, deverá ver uma rede WiFi chamada “DY-WiFi-xxxx” onde xxxx é um código de quatro dígitos exclusivo do produto. A rede pode mudar conforme a versão do seu produto.

Faça o seu dispositivo aderir a esta rede e ser-lhe-á pedido que introduza uma palavra-passe que é “PASS-xxxx”, onde xxxx é o mesmo código de quatro dígitos que no nome da sua rede. Pode alterar tanto o nome da rede como a palavra-passe na interface web da unidade.

Mantemos no nosso blogue uma lista que explica como ligar o WLN10/WLN30 & NavLink2 o equipamento de navegação popular como Raymarine, Garmin, Furuno, etc. Esta lista explica quais os fios que é necessário utilizar para estabelecer uma interface entre os produtos.

Para WLN10/WLN30, pode ver a lista aqui: https://digitalyacht.net/how-to-interface-wln10/

Para NavLink2, pode ver a lista aqui: https://digitalyacht.net/how-to-interface-nmea2000/

Toda a configuração pode ser feita por uma simples interface web, basta ligar à rede WiFi do produto e depois abrir o seu navegador web, introduzir o endereço IP do produto (192.168.1.1) e pode definir taxas de transmissão, modo de multiplexagem, nome da rede, palavra-passe e aderir a uma rede existente.


NMEA 2000

NMEA 2000 é a versão marítima das redes CAN encontradas em todos os carros modernos. O NMEA 2000 permite que dispositivos electrónicos marítimos de diferentes fabricantes falem entre si.

NMEA 2000 é um conjunto padrão de mensagens de dados, protocolos e conectores que todos os dispositivos NMEA 2000 devem utilizar*.

* Nota – Alguns fabricantes criaram as suas próprias versões de NMEA 2000 com diferentes conectores e cabos; o “SeaTalkNG” da Raymarine e o “SimNet” da Simrad são dois exemplos e ambos precisam de cabos adaptadores proprietários para se ligarem a redes NMEA 2000 padrão.

Não se pode simplesmente ligar dois dispositivos NMEA 2000 com um cabo NMEA 2000 adequado – eles devem ser ligados a uma rede NMEA 2000 devidamente construída.

Cada dispositivo tem uma interface NMEA 2000 que deve ser alimentada a partir da rede. Alguns dispositivos menores de baixa potência, como sensores, são também alimentados a partir da rede

Há um pequeno custo na criação da rede, mas a expansão futura é muito fácil. Um kit de cablagem Digital Yacht NMEA 2000 é uma forma rentável de construir uma rede pequena e expansível.

 

O kit de iniciação NMEA 2000 de Digital Yacht inclui:

  • Backbone T-Piece de 4 vias
  • 2x Terminadores
  • Cabo de alimentação de 1 m (com fusível)
  • Cabo NMEA 2000 de 1 m

O número da peça é ZDIGN2KIT.

A lista abaixo, dá-lhe todas as regras-chave da rede NMEA 2000 que, se seguidas, garantirão que a sua rede NMEA 2000 funcione correctamente.

  • A rede tem de ser devidamente terminada; apenas dois terminadores instalaram um em cada extremidade da dorsal NMEA 2000
  • A tensão de alimentação da NMEA 2000 deve estar entre 9V e 16V
  • A corrente de abastecimento da NMEA 2000 deve ser inferior à 3A (60 LEN)
  • Máximo 50 dispositivos físicos na rede
  • O Backbone NMEA 2000 deve ser inferior a 100 m
  • O comprimento máximo do cabo é de 6 m
  • O comprimento total de todos os cabos deve ser inferior a 76 m
  • A queda de volts de uma extremidade da rede para a outra, deve ser inferior a 1.5V

Uma consideração chave em qualquer bom desenho de rede NMEA 2000, é a corrente total que a rede consome. Se a corrente total for superior à capacidade de corrente segura da cablagem NMEA 2000 (3A para todos os cabos Digital Yacht), então o cabo pode derreter ou mesmo causar um incêndio eléctrico.

  • Cada dispositivo da rede NMEA 2000 consome alguma corrente
  • É muito importante que a corrente total da rede seja conhecida e que seja inferior à 3A
  • Cada dispositivo certificado NMEA 2000, tem um Número de Equivalência de Carga ou “LEN” para abreviar.
  • 1 LEN = 0.05A (50mA)
  • O número LEN será impresso no rótulo do produto do dispositivo (ver exemplo abaixo)
  • Some os valores LEN de todos os dispositivos e certifique-se de que o total é inferior a 60 LEN, equivalendo a 3A

As redes NMEA 2000 são muito fiáveis e são realmente “plug and play”. Quando as coisas correm mal, nem sempre é fácil encontrar falhas, mesmo numa pequena rede NMEA 2000.

NAVDoctor é a ferramenta de diagnóstico NMEA 2000 perfeita para revendedores, instaladores e construtores de barcos. Transforma qualquer dispositivo móvel num analisador de rede NMEA 2000, criando páginas web simples e claras que mostram a saúde e o estado da sua rede NMEA 2000.

O iKonvert NMEA 2000 to NMEA 0183 de Digital Yacht é um convertedor inteligente e flexível. Por conseguinte, permite que o novo equipamento NMEA2000 fale com o equipamento NMEA0183 antigo. As conversões são bidireccionais.

Por exemplo, pode querer obter os dados dos sensores NMEA 0183 mais antigos para a sua rede NMEA 2000. Outra razão é ter um novo NMEA2000 apenas MFD e querer que os dados de GPS e Navegação sejam enviados para o seu antigo NMEA 0183 VHF e Autopilot.

iKonvert pode ser utilizado para realizar com precisão e inteligência as conversões de dados necessárias.

NavAlert é a mais recente inovação de Digital Yacht e permite a definição de um alarme para qualquer parâmetro disponível na rede NMEA 2000 da embarcação. Podem ser dados de navegação tais como profundidade, rumo ou velocidade, dados eléctricos tais como tensão e dados do motor/gerador, incluindo temperatura, pressão, níveis de tanques, fluxo de combustível, etc.

Conecta-se em qualquer parte da rede NMEA 2000 e também retira energia desta ligação, pelo que a instalação é muito simples. Uma rede WiFi local é criada pela NavAlert, pelo que a instalação é possível com qualquer smartphone, tablet ou PC. Basta escolher o parâmetro que deseja monitorizar e definir um nível de alarme. Vários parâmetros podem ser monitorizados.


PC Marinhos

Aqua Compact & Aqua Nav

A gama Aqua PC utiliza um sistema de 10-30v DC apenas para que, se quiser funcionar em casa, precisará de um adaptador de 220v AC a 12v DC. Estes devem estar disponíveis em qualquer fornecedor de electricidade.

Dependendo do modelo de Aqua PC que tiver, necessitará de uma fonte de alimentação que pode fornecer até 5 Amps de corrente a 12v.

Simplesmente não são concebidos para o ambiente marinho hostil com vibrações constantes e impulso do barco e, claro, não são concebidos para o ar salgado. Os computadores portáteis também consomem em abundância energia e muitas vezes necessitarão de um inversor ou adaptador para se ligarem à alimentação DC do barco, o que introduz mais perdas e ruído eléctrico. É uma solução muito mais simples ter um PC e um visor dedicados, tanto em termos de funcionalidade como de fiabilidade. Com alguma engenharia simples, pode instalar um monitor para girar entre a mesa de cartas e a berlina para que se possa tornar um entretenimento, bem como um dispositivo de navegação.

A gama de PCs Aqua da Digital Yacht foram concebidos para serem permanentemente instalados e podem ser ligados directamente ao sistema eléctrico DC dos barcos. Consomem uma potência mínima e são completamente sólidos, sem partes móveis. Apesar do seu desempenho impressionante, são tão acessíveis como um computador portátil de boa qualidade e podem suportar múltiplos monitores.

O PC Aqua utiliza uma fonte de alimentação especial concebida para veículos comerciais que detecta quando o interruptor de ignição é ligado/desligado e depois liga e desliga o PC. Utilizámos esta característica para permitir aos nossos clientes instalar um interruptor de alimentação remota (replicando o interruptor na frente do PC) que é útil num barco quando a unidade de sistema do PC é enterrada num local seguro (mas de difícil acesso).

Quando 12v é detectado no fio branco, o PC liga-se, como se premisse o interruptor na parte da frente do PC. Quando o 12v é removido do fio branco, o PC iniciará a sua sequência de desligamento. A placa de alimentação continuará a fornecer energia ao PC Aqua durante o ciclo de desligamento, mas após 2 minutos, a tensão será cortada e o PC Aqua estará num estado de muito baixa potência <5mA em vez do estado de espera normal a que a maioria dos PCs normais vão após desligados que consome continuamente 0,15 Amps.

Assim, para instalar um interruptor de alimentação remota basta ligar um interruptor convencional ON/OFF; ou um interruptor ON/OFF (não de tipo momentâneo) entre o fio branco e o fio vermelho (tensão de alimentação do barco de 12v ou 24v).

Um disco rígido normal num PC é composto por várias partes móveis. Estas não só consomem mais energia para funcionar, como também são muito sensíveis ao movimento, uma vez que todas as partes devem funcionar em sincronização exacta para os dados serem lidos, o que significa que um disco rígido não é ideal para ser utilizado num barco com o movimento marítimo.

Um disco de estado sólido não tem nenhum partes móveis – os dados são armazenados na memória Flash. Como não há peças móveis, uma unidade de estado sólido consome menos energia e funciona bem em todas as condições do mar.