O que é o AIS?
Os benefícios do AIS
Tipos de AIS
Um transponder AIS classe B destina-se à instalação em embarcações de recreio. É um transponder simplificado, de baixa potência (2W) e pode indicar alvos AIS num plotter ou numa aplicação, ou programa de navegação. Transmite a cada 30 segundos, independentemente da velocidade do navio, mas não permite a transmissão de dados adicionais, como o porto de destino.
O transponder AIS Classe B+ (também conhecido como SOTDMA Classe B) é um novo padrão que utiliza transmissões em formato SOTDMA oferecendo uma potência de saída de 5W (2,5 vezes mais potente do que uma classe B normal), um espaço de tempo garantido para transmissão em áreas de tráfego elevado e taxas de atualização mais rápidas com base na velocidade da embarcação. É ideal para marinheiros oceânicos que procuram o melhor rendimento possível e aplicações de localização por satélite à prova de futuro, barcos a motor rápidos e pequenas embarcações comerciais não licenciadas.
O transponder de AIS classe A deve ter um visor dedicado (e de tipo aprovado) para mostrar a localização dos alvos AIS próximos e transmite a 12,5W. Os dados são enviados até cada 2 segundos dependendo da velocidade da embarcação e o visor também permite a introdução de dados na transmissão, tais como o destino da embarcação. Uma unidade de Classe A é normalmente utilizada em navios comerciais, uma vez que é aprovada conforme as especificações da IMO.
O ATON (Aids To Navigation) é um transcetor AIS especificamente concebido para utilização em infraestruturas marítimas e boias para fornecer alertas de perigo em tempo real e dados de monitorização, tais como o estado do tempo e do fogo. Os dados transmitidos pela ATON podem ser exibidos em chartplotters e sistemas ECDIS compatíveis. Pode identificar uma boia ou estrutura e exibir dados locais sobre vento, marés ou tempo.
AIS SART (Search And Rescue Transmitter) é um localizador concebido para ser utilizado em caso de emergência. Quando ativado, um AIS SART transmite a sua posição GPS usando o AIS numa mensagem SART especial. Esta mensagem é reconhecida pelos sistemas de visualização AIS de outras embarcações (e potencialmente em terra) como uma mensagem de emergência e produz um alarme.
Um AIS SART pode ser utilizado para localizar uma jangada salva-vidas ou um barco de salvamento numa emergência. Está disponível como versão de navio (SART) ou versão pessoal (PLB), sendo a diferença o tamanho e o alcance. Um AIS SART, com a sua posição próxima da linha de água e a sua potência limitada a 2W, tem normalmente um alcance máximo de 5-6NM. Um dispositivo PLB teria normalmente uma gama de 2-3NM.
As estações de base AIS são estações fixas (não móveis) que as autoridades portuárias utilizam para monitorizar e controlar o trânsito de navios. Os principais portos instalam estes sistemas para dar controlo adicional sobre os utilizadores locais de AIS. Estas estações básicas podem também controlar outros dispositivos AIS com a capacidade de ligar ou desligar outros dispositivos AIS, reservar faixas horárias para transmissões especiais, controlar que faixas horárias os dispositivos AIS móveis utilizam e até controlar o nível de potência dos transcetores AIS.