NOMAD 2 – Transponder AIS portátil
1074,00 €
“O Nomad 2 é o transponder AIS portátil da Digital Yacht. É um transponder AIS de Classe B com uma interface Wi-Fi e USB integrada para tablets e PCs. É fornecido com uma antena VHF e GPS compacta.”
CARACTERÍSTICAS
O Nomad 2 é o transponder AIS portátil da Digital Yacht. O Nomad 2 é um transponder AIS de Classe B simples de instalar, portátil e compacto, com uma interface Wi-Fi e USB e fornecido com uma antena combinada VHF e GPS compacta.
O Nomad 2 pode ser facilmente transportado de um barco para outro, o que o torna muito popular entre transportadores, profissionais da marinha, utilizadores de barcos fretados e todos os barqueiros que procuram um AIS pequeno e portátil sem o incómodo de uma instalação complexa.
O Nomad 2 tem uma interface Wi-Fi incorporada que fornece dados de posição GPS e AIS. Foi concebido para ser utilizado com um iPad, tablet, telemóvel ou PC em conjunto com uma vasta gama de aplicações de cartografia compatíveis, tais como Navionics, TZ iBoat, NavLINK, Weather 4D, AquaMap, Imray, SailGrib e muitas outras.
Funciona com alimentação USB, que pode ser fornecida por baterias externas de baixo custo, uma ligação USB a um PC ou adaptadores USB de isqueiro de 12V. A ligação USB também pode ser utilizada com um PC ou MAC para dados AIS/GPS e alimentação.
O Nomad 2 é fornecido com uma antena VHF e GPS compacta, permitindo que o Nomad 2 seja utilizado com todos os tipos de embarcações, quer sejam de recreio ou comerciais.
Como transponder de AIS de Classe B, este transponder compacto e portátil também transmite a sua posição a outros utilizadores de AIS. No entanto, a unidade também pode funcionar como um recetor AIS/GPS autónomo na ausência de MMSI e de dados específicos da embarcação.
ESPECIFICAÇÕES
Para facilitar a utilização e a configuração dos nossos transponders AIS, o Nomad 2 possui uma interface Web integrada. O transponder pode ser configurado a partir de um computador, tablet ou mesmo de um smartphone, não sendo necessário qualquer software ou aplicação de programação.
Pode configurar o Nomad 2 através da sua própria interface Web (não é necessária ligação à Internet). Basta abrir o seu navegador Web (Google Chrome, Safari, Mozilla, etc.), introduzir o endereço IP do iAISTX (que é sempre 192.168.1.1) e pode configurar os dados da embarcação (número MMSI, nome da embarcação, etc.), o nome da rede Wi-Fi, a palavra-passe e até fundir o AIS Wi-Fi com uma rede Wi-Fi existente a bordo. Pode ainda interromper a transmissão do AIS a partir da interface Web.
Por fim, o Nomad 2 suporta os protocolos de rede TCP e UDP para uma compatibilidade máxima das aplicações.
ESPECIFICAÇÕES
- Transponder AIS portátil de classe B
- A solução AIS ideal para transportadores, charter, iatistas, pilotos, utilizadores comerciais, etc.
- Fornecido com uma antena combinada GPS-VHF com rosca padrão de 1″, adequada para muitos suportes de convés, varanda e mastro.
- Interfaces WiFi e USB integradas – compatíveis com centenas de aplicações de cartografia.
- Fonte de alimentação USB.
- Instalação e configuração fáceis graças à sua interface Web. Não são necessárias aplicações.
- Transmissões AIS silenciosas através da interface Web.
- Até 7 dispositivos ligados em simultâneo.
- Cria a sua própria rede Wi-Fi e pode também juntar-se a uma rede Wi-Fi existente, se necessário.
Peso | 825 g |
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Dimensões (C x L x A) | 245 × 165 × 100 mm |
Nomad 2 User Manual V1_11 1.79 MB
Nomad 2 Portable AIS Transponder Latest User Manual
O Nomad 2 tem uma interface Web incorporada – basta ligar o seu dispositivo móvel à rede Wi-Fi do Nomad 2 e aceder às suas funcionalidades. Não há necessidade de uma aplicação adicional. O software de programação proAIS 2 também pode ser utilizado num PC ou MAC através da interface USB.
Se o transcetor AIS não tiver um divisor VHF incorporado (como o nosso AIT5000), existem 2 opções: ou instalar uma antena VHF dedicada para AIS ou instalar um divisor de antena para que a antena VHF principal seja utilizada tanto para rádio VHF como para AIS.
Para aqueles que desejam utilizar a sua antena VHF existente, recomendamos então a utilização de um repartidor de antena VHF certificado de perda zero, como o nosso SPL1500 e SPL2000. Por favor, não utilizar um repartidor de antena VHF não certificado de perda zero. São baratos, mas podem destruir o seu transcetor AIS.
Para aqueles que desejam instalar uma antena VHF dedicada ao AIS, recomendamos então uma antena VHF sintonizada com as frequências AIS. A transmissão e recepção AIS funciona em 2 canais dedicados que utilizam as frequências 161,975 e 162,025 MHz (canal 87B e 88B). As frequências VHF no ambiente marítimo utilizam frequências de 156,0 a 162,025 MHz e a maioria das antenas VHF são concebidas para proporcionar o máximo ganho no canal 16 (156,8 MHz). Pode agora encontrar antenas no mercado dedicadas a frequências AIS, tais como a antena HA156.
Estas antenas, dedicadas às frequências AIS, oferecem ganho máximo a 162 MHz (sendo o centro entre as 2 frequências AIS 161,975 e 162,025 MHz). Assim, se instalar uma antena VHF em vez de um repartidor de antena VHF para o seu receptor AIS ou transcetor, então escolha uma antena VHF de frequência AIS para compensar a perda devida à instalação da antena mais baixa do que a antena VHF principal no topo do mastro. O gráfico abaixo mostra como uma antena de frequência AIS dedicada (162 MHz) proporciona uma melhor VSWR e, uma melhor transmissão e recepção.
Esta é uma questão muito válida. Especialmente se tiver passado algumas horas a instalar o transcetor, então saber que funciona bem é muito importante. A utilização do software de configuração proAIS2 permite-lhe ver se a posição do GPS está OK. É possível monitorizar a recepção AIS de outras embarcações. Além de garantir não haver erros ou alarmes. No entanto, se for novo no AIS, há sempre aquela dúvida incómoda sobre se outras embarcações o veem.
O melhor teste de um transcetor de Classe B é pedir a outra pessoa na sua marina, com AIS, para verificar se o recebem no seu sistema. Se a sua embarcação estiver parada, então um transcetor só transmitirá a cada 3 minutos. Isto aumenta para cada 30 segundos quando a sua velocidade sobre o solo (SOG) for superior a 2 nós. Portanto, dê-lhes algum tempo para que o detectem. Também quando receberem a sua primeira transmissão, os únicos dados que verão serão a sua posição, velocidade, percurso e número MMSI. Pode levar até 6 minutos para receber os seus “Dados estáticos” (nome do barco, indicativo de chamada, tipo de embarcação, dimensões, etc.). Isto é normal e é como o sistema AIS regula a quantidade de dados que estão a ser transmitidos.
O outro método cada vez mais comum de testar um transcetor AIS é procurar num dos sítios web AIS em linha “ao vivo” e o mais popular dos serviços gratuitos é o MarineTraffic.com
No entanto, é importante para si estar ciente das limitações destes sítios em linha. Como resultado, não assuma que será sempre apanhado por eles. Cada um dos diferentes serviços em linha é apenas tão bom como a sua rede de estações de recepção de AIS. Em muitos casos, os entusiastas/voluntários operam estes. Em algumas áreas a cobertura é grande, mas existem definitivamente “buracos” na cobertura.
A AIS utiliza transmissões VHF, pelo que o alcance é limitado à linha de visão. Com a antena compacta deverá conseguir transmitir até 5NM e receber dados de outras embarcações a 10-12NM. As estações costeiras normalmente apanhá-lo-iam a 25NM.
Ligada a uma antena de topo de mastro dará um alcance padrão de Classe B até 20NM, uma vez que a potência de saída (2W) é a mesma que todas as outras AIS de Classe B.
Se a unidade não for programada, actuará, portanto como um receptor que apenas emite dados GPS e AIS via WiFi e USB.
As baterias USB têm diferentes capacidades, tipicamente citadas em mA/Horas. A tabela abaixo, mostra o tempo de uso contínuo para os tipos mais comuns.
Capacidade do Pack de Alimentação USB | Tempo de Uso Contínuo (aprox.) |
3350mA/H | 5.5 Horas |
5000mA/H | 8 Horas |
15000mA/H | 24 Horas |
22000mA/H | 36 Horas |
O Nomad tem uma interface USB (para energia e dados) que pode ligar-se a um PC ou MAC. Qualquer software de navegação compatível com AIS pode ser utilizado e o PC criará uma porta com virtual. O Digital Yacht oferece software de visualização SmarterTrack Lite gratuito, bem como software SmarterTrack premium para utilização com cartas de navegação Navionics para cartografia e navegação detalhadas. É também compatível com programas populares como MaxSea, Nobeltec, Expedition, SeaPro e Open CPN. A maioria dos programas modernos aceita uma alimentação TCP/IP ou UDP através da ligação WiFi, mas faz uma dupla verificação antes de comprar.
Aplicações em iPads, tablets e smartphones utilizarão a ligação WiFi para se ligarem ao Nomad. Verifique www.digitalyacht.net para aplicações iOS e Android, uma vez que existe um enorme número de programas de gráficos e navegação populares.
A maioria dos utilizadores utilizará uma montagem de terceiros como um suporte de telemóvel, RokLok, RailBlaza ou montagem RAM. Os orifícios de fixação também permitem a utilização de uma braçadeira de cabo e navios Nomad com duas tiras de Velcro adesivo de alta resistência para uma solução temporária.
O Nomad também pode ser montado permanentemente utilizando os furos para parafusos fornecidos numa antepara vertical. É importante montar o Nomad verticalmente para que a antena interna GPS esteja virada para o céu.
Até 7 dispositivos podem ligar-se sem fios ao Nomad, que suporta os protocolos TCP (dispositivo único) e UDP (dispositivos múltiplos).
O Wi-Fi irá tipicamente ocupar uma pegada de um barco até 25m LOA.
Contacte-nos se precisar de uma pegada maior ou tiver-se uma embarcação de aço ou de carbono.
Não é necessária qualquer ligação à Internet para as aplicações AIS funcionarem e, por isso, só podem ser utilizados comprimidos não GPS/WiFi com uma aplicação apropriada para navegação, uma vez que o Nomad fornece dados GPS.
Sim.
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