NOTA: Este produto foi substituído pela nossa mais recente tecnologia SOTDMA 5W Classe B+ disponível nas nossas séries iAISTX, AIT2500 e AIT5000. Clique AQUI para ver os nossos produtos mais recentes.
CARACTERÍSTICAS
O regulamento dos transponders AIS Classe B exige que estes tenham a sua própria antena GPS, o que normalmente envolve a instalação de uma antena externa. Com o AIT1500N2K, o nosso transponder AIS NMEA 2000, isto não é necessário uma vez que tem uma antena GPS integrada para uma instalação muito mais rápida.
Este é um transponder AIS ideal para embarcações mais pequenas. Possui uma interface NMEA 2000 para fácil ligação à maioria dos novos chartplotters compatíveis com AIS, e inclui um cabo NMEA2000 com um mini conetor macho. Este transcetor AIS NMEA 2000 consome menos de 2W e é auto-alimentado pela própria rede NMEA 2000.
O AIT1500N2K também possui uma interface USB para configuração PC / MAC e navegação compatível com o aplicativo NavLink iOS da Digital Yacht e o software de navegação SmarterTrack para PC.
Os sinais GPS podem passar por plástico e fibra de vidro, pelo que pode ser montado abaixo do convés em muitos barcos. Tudo o que precisa para completar a instalação é a ligação de uma antena VHF especializada ou de um divisor de antenas VHF, como o SPL1500 da Digital Yacht. Este produto também pode ser ligado a um conversor NMEA para WiFi para transmitir dados para um tablet ou smartphone.
ESPECIFICAÇÕES
Transponder AIS fácil de instalar com NMEA 2000
Rede NMEA 2000 com cabo de 0,75m
Antena GPS interna de 50 canais de alta sensibilidade
Saída USB para receção de dados AIS no computador
Software de configuração proAIS2 para PC e MAC disponível no nosso sítio web
Caixa compacta, à prova de água
Fácil de instalar
Informação adicional
Peso
610 g
Dimensões (C x L x A)
245 × 165 × 100 mm
Manuais e Downloads
ProAIS2 V1.20 Mac OSX Zip
8.43 MB
proAIS2 for Mac, the configuration and diagnostics software for our latest AIT1500/2000/2500/3000/5000 and Nomad transponders.
Um AIS que envia e recebe dados é conhecido como um transceptor (ou muitas vezes chamado transcetor ). Existem também dispositivos simples chamados receptores AIS que captam transmissões e descodificam para exibição num plotter de cartas compatível ou num sistema de navegação baseado em PC – ou mesmo num iPad, ou tablet.
Os transcetores AIS permitir-lhe-ão receber dados de embarcações próximas de si, mas também lhe permitirão transmitir continuamente a identidade, posição, velocidade e rumo da sua embarcação, bem como outras informações relevantes, a todas as outras embarcações equipadas com AIS dentro do seu alcance.
Para transmitir a sua posição, um transcetor AIS deve ter a sua própria antena GPS. Todos os nossos transcetores AIS são fornecidos com uma antena GPS ou têm uma antena GPS incorporada.
Com um receptor ou transcetor AIS, receberá toda a informação dos navios circundantes e permitir-lhe-á contactá-los directamente. Existem 3 tipos de dados AIS que são automática e continuamente transmitidos:
Dados dinâmicos: posição e velocidade automaticamente calculados pelo transcetor.
Dados estáticos: MMSI, nome do navio, tamanho e detalhes de contacto. Estes dados são programados no dispositivo.
Dados de viagem (apenas para transcetor de classe A): Destino, ETA, número a bordo e estado de navegação. Estes dados são programados no transcetor de classe A, antes e durante cada viagem.
A frequência de transmissão de dados difere, dependendo da categoria do transcetor e da velocidade do navio.
Os alvos AIS podem ser mostrados de diferentes maneiras:
Num plotter/ecrã multifunções utilizando a interface NMEA de um receptor/transcetor AIS.
Num software de navegação PC/MAC graças a um adaptador NMEA/USB ou um receptor/transcetor AIS com uma interface USB integrada.
Numa aplicação de navegação iOS/Android por um servidor NMEA para WiFi ou um receptor/transcetor AIS com interface WiFi integrado.
Cada sistema exibirá os alvos AIS diferentemente (cores, tamanho, etc.) mas os dados permanecerão os mesmos. O separador seguinte explicará qual o transcetor AIS de que necessita, dependendo do sistema que utiliza para exibir os alvos AIS.
Para o ajudar a escolher o transcetor AIS certo para si, aqui estão algumas chaves que o podem ajudar:
Receber alvos num plotter – se quiser receber apenas alvos AIS num plotter então tem a escolha entre o AIT1500, AIT1500N2K, AIT2000 e AIT2500. O AIT1500 ou o AIT1500N2K têm um GPS incorporado no transcetor e é, portanto, recomendado para barcos de fibra de vidro até 30 pés. O AIT1500 só tem um interface NMEA 0183 enquanto o AIT1500N2K tem um interface NMEA 2000. O AIT2000 (classe B) e o AIT2500 (classe B+) têm ambos uma antena GPS externa e podem, portanto, ser instalados em qualquer tipo de embarcação. Ambos têm também uma interface NMEA 0183, NMEA 2000 e USB.
Receber alvos AIS em software ou aplicações – Se apenas recebe alvos AIS em software ou aplicações de navegação, então recomendamos o iAISTX. Este é um transcetor AIS com uma antena GPS externa e um servidor WiFi incorporado.
Receber alvos AIS num plotter E software/aplicações – Para receber alvos AIS num plotter e software/aplicações simultaneamente, recomendamos o AIT5000 (Classe B+). O AIT5000 é o transcetor AIS mais completo com um repartidor de antena VHF de perda zero certificado, multiplexador NMEA, antena GPS externa e servidor WiFi.
AIS para barcos de aluguer – se procura um receptor AIS ou transcetor que possa colocar na sua mala e queira utilizar ao alugar um barco, então o Nomad é o transcetor AIS certo para o trabalho. É o único transcetor AIS portátil com um GPS incorporado, é alimentado por USB e vem com uma antena VHF portátil.
Agora que tem uma ideia de qual transcetor AIS precisa, terá também de escolher entre transcetor AIS de Classe B ou AIS de Classe B+.
Existem 3 tipos de transcetores AIS: Classe A, Classe B e Classe B+ :
O transcetor AIS de classe B destina-se à instalação de embarcações de recreio e é um transceptor simplificado de 2W de potência inferior, que é normalmente uma caixa negra e utiliza um plotter gráfico ligado para exibir alvos AIS locais. Transmite a cada 30 segundos independentemente da velocidade da embarcação e não pode transmitir dados adicionais como porto de destino.
O transcetor AIS Classe B+ (também chamado SOTDMA Classe B ou Classe B 5W ) é um novo padrão que utiliza transmissões em formato SOTDMA que oferecem uma potência de 5W (2,5 x mais potente do que uma Classe B normal), um espaço de tempo garantido para transmissão em áreas de tráfego intenso e taxas de actualização mais rápidas, dependendo da velocidade da embarcação. É ideal para marinheiros oceânicos que requerem o melhor desempenho possível e aplicações de rastreio por satélite à prova de futuro, barcos de potência rápida e embarcações comerciais não mandatadas mais pequenas.
O transcetor AIS classe A deve ter um visor dedicado e aprovado para mostrar a localização de alvos AIS próximos e transmite a 12,5W. Os dados são enviados até cada 2 segundos, dependendo da velocidade da embarcação e o visor também permite a introdução de dados para a transmissão, tais como o destino da embarcação. Um dispositivo de Classe A é normalmente utilizado em embarcações comerciais como o seu “Type Approved” conforme as especificações da IMO.
Se o transcetor AIS não tiver um divisor VHF incorporado (isto é, AIT5000), existem 2 opções: ou instalar uma antena VHF dedicada para AIS ou instalar um divisor de antena para que a antena VHF principal seja utilizada tanto para rádio VHF como para AIS.
Para aqueles que desejam utilizar a sua antena VHF existente, recomendamos então a utilização de um repartidor de antena VHF certificado de perda zero, como o nosso SPL1500 e SPL2000. Por favor, não utilizar um repartidor de antena VHF certificado de perda não zero. São baratos, mas podem destruir o seu transcetor AIS.
Para aqueles que desejam instalar uma antena VHF dedicada ao AIS, recomendamos então uma antena VHF sintonizada com as frequências AIS. A transmissão e recepção AIS funciona em 2 canais dedicados que utilizam as frequências 161,975 e 162,025 MHz (canal 87B e 88B). As frequências VHF no ambiente marítimo utilizam frequências de 156,0 a 162,025 MHz e a maioria das antenas VHF são concebidas para proporcionar o máximo ganho no canal 16 (156,8 MHz). Pode agora encontrar antenas no mercado dedicadas a frequências AIS, tais como a antena HA156.
Estas antenas, dedicadas às frequências AIS, oferecem ganho máximo a 162 MHz (sendo o centro entre as 2 frequências AIS 161,975 e 162,025 MHz). Assim, se instalar uma antena VHF em vez de um repartidor de antena VHF para o seu receptor AIS ou transcetor, então escolha uma antena VHF de frequência AIS para compensar a perda devida à instalação da antena mais baixa do que a antena VHF principal no topo do mastro. O gráfico abaixo mostra como uma antena de frequência AIS dedicada (162 MHz) proporciona uma melhor VSWR e, portanto, uma melhor transmissão e recepção.
O transcetor AIS pode ser configurado com o software gratuito para PC/Mac chamado ProAIS2. O software ProAIS2 pode ser descarregado gratuitamente directamente do nosso website. A funcionalidade do software ProAIS2 é a mesma em Windows ou Mac.
Instalação do software proAIS2, também instala os drivers USB e recomendamos não ligar o cabo USB dos transcetores ao PC/Mac até depois de ter instalado o proAIS2. Uma vez concluída a instalação, ligue o cabo USB ao computador para completar a instalação do driver USB. O transcetor recebe energia suficiente da ligação USB para alimentar o processador e os circuitos auxiliares necessários para configurar o transcetor, no entanto, o GPS não obterá uma reparação, as interfaces NMEA não funcionarão e o transcetor não transmitirá enquanto estiver ligado à alimentação USB.
A Digital Yacht não é a única empresa que fornece o proAIS2 com transcetores, mas, tanto quanto sabemos, somos a única empresa a produzir um vídeo mostrando como configurar e diagnosticar transcetores de Classe B com ele. Por isso, esperamos que não só os utilizadores da Digital Yacht mas também os proprietários de outras marcas beneficiem deste vídeo.
Note que o número MMSI não pode ser alterado uma vez que o produto tenha sido configurado. Para alterar o número MMSI, deve repor o produto e para isso, por favor contacte-nos.
Para saber como utilizar o software proAIS2 para configurar umtranscetor AIS, por favor, veja o vídeo abaixo:
Se quiser parar de transmitir a sua posição, pode instalar um interruptor físico silencioso no transcetor AIS ou pode parar a transmissão AIS através do software ProAIS2.
Esta é uma questão muito válida. Especialmente se tiver passado algumas horas a instalar o transcetor, então saber que funciona bem é muito importante. A utilização do software de configuração proAIS2 permite-lhe ver se a posição do GPS está OK. É possível monitorizar a recepção AIS de outras embarcações. Além de garantir não haver erros ou alarmes. No entanto, se for novo no AIS, há sempre aquela dúvida incómoda sobre se outras embarcações o veem.
O melhor teste de um transcetor de Classe B é pedir a outra pessoa na sua marina, com AIS, para verificar se o recebem no seu sistema. Se a sua embarcação estiver parada, então um transponder só transmitirá a cada 3 minutos. Isto aumenta para cada 30 segundos quando a sua velocidade sobre o solo (SOG) for superior a 2 nós. Portanto, dê-lhes algum tempo para que o detectem. Também quando receberem a sua primeira transmissão, os únicos dados que verão serão a sua posição, velocidade, percurso e número MMSI. Pode levar até 6 minutos para receber os seus “Dados estáticos” (nome do barco, indicativo de chamada, tipo de embarcação, dimensões, etc.). Isto é normal e é como o sistema AIS regula a quantidade de dados que estão a ser transmitidos.
O outro método cada vez mais comum de testar um transcetor AIS é procurar num dos websites AIS em linha “ao vivo” e o mais popular dos serviços gratuitos é o MarineTraffic.com
No entanto, é importante para si estar ciente das limitações destes sítios em linha. Como resultado, não assuma que será sempre apanhado por eles. Cada um dos diferentes serviços em linha é apenas tão bom como a sua rede de estações de recepção de AIS. Em muitos casos, os entusiastas/voluntários operam estes. Em algumas áreas a cobertura é grande, mas existem definitivamente “buracos” na cobertura.
"A HA156 é uma antena VHF Heliflex de 15 cm que está especialmente sintonizada com as frequências AIS (162 MHz) para um desempenho ótimo, comparável ao de uma antena grande".
"A tecnologia patenteada ZeroLoss permite-lhe partilhar a sua antena VHF principal com o seu rádio VHF, rádio FM e AIS. Este repartidor VHF é compatível com todos os nossos transcetores e recetores AIS. "