Uma das melhores características do sistema AIS é a capacidade de accionar um alarme que nos avisa se o nosso barco aproxima-se demasiado de outro barco em certos plotters e/ou programas de navegação. A utilização de alarmes CPA e TCPA funciona como um sistema anti-colisão, poupando-lhe tempo e permitindo-lhe navegar mais serenamente durante as suas viagens ou em caso de mau tempo, por exemplo.
Os dois tipos de alarmes existentes
Closest Point of Approach (CPA) = Ponto de Aproximação mais próximo
Time to Closest Point of Approach (TCPA) = Tempo até o ponto mais próximo da abordagem
A maioria dos sistemas permitirá introduzir os seus valores CPA e TCPA quando o alarme for accionado e, assim, terá a opção de decidir a distância mínima entre embarcações antes de ser avisado pelo alarme. Por exemplo, pode decidir que 0,25 NM é suficiente para navios largos e terá 15 minutos para corrigir a sua trajectória e evitar cortar demasiado perto de um navio maior e menos manobrável. A grande vantagem aqui é que pode antecipar eventos e alterar a sua rota, se necessário, para evitar qualquer risco de colisão.
A imagem abaixo mostra a zona de protecção imaginária em redor do barco que um alarme CPA irá definir (neste caso 1 NM) e também a distância até ao barco a motor em movimento rápido, o alarme TCPA será accionado quando este barco passar a marca dos 5 minutos antes da colisão.
A utilização de alarmes CPA e TCPA tornará definitivamente a sua viagem mais segura. Recomendamos que se familiarize com o sistema e como funciona; como desligá-lo quando entra num porto, por exemplo, caso contrário, o som do alarme irá deixá-lo louco!