Qual é a antena VHF para um transponder AIS?
Uma das perguntas mais frequentes sobre um recetor ou transponder AIS é qual é a antena VHF a escolher? Por isso, considerámos que um artigo sobre esta pergunta poderia ser útil.
Existem basicamente 2 opções: instalar uma antena VHF dedicada para AIS ou instalar um repartidor de antena também conhecido como Splitter, para que a antena VHF principal seja utilizada para rádio VHF e AIS.
Divisor de antena VHF
Para quem quiser utilizar a sua antena VHF existente, recomendamos utilizar um splitter de antena VHF certificado de perda zero, como o nosso SPL1500 e SPL2000 (que também permite a utilização de um rádio AM/FM). Ao utilizar a antena VHF existente, normalmente instalada no topo do mastro, obterá uma melhor receção e não necessitará de instalar outra antena VHF. No entanto, um repartidor de antena VHF certificado de perda zero é muito mais caro do que uma antena VHF ou mesmo um recetor AIS. Além disso, para uma embarcação sem mastro, não faz muito sentido utilizar uma antena VHF existente e pode ser facilmente instalada outra antena VHF.
Antena VHF dedicada
Qual é a diferença entre uma antena VHF normal e uma antena VHF dedicada às frequências AIS?
A transmissão e receção de AIS funciona em 2 canais dedicados, que são as frequências 161,975 e 162,025 MHz (canal 87B e 88B). As frequências VHF no ambiente marítimo utilizam frequências de 156,0 a 162,025 MHz e a maioria das antenas VHF são concebidas para oferecer um ganho máximo no canal 16 (156,8 MHz).
Atualmente, no mercado, é possível encontrar antenas dedicadas às frequências AIS, como a antena KS30 (clique aqui para saber mais). Estas antenas AIS dedicadas oferecem um ganho máximo a 162 MHz (que é o centro entre as 2 frequências AIS 161,975 e 162,025 MHz). Portanto, se estiver a instalar uma antena VHF em vez de um divisor de antena VHF para o seu recetor ou transponder AIS, escolha uma antena VHF dedicada às frequências AIS e esta antena compensará a perda devido à instalação da antena mais abaixo no mastro do que a antena VHF principal no topo do mastro.
Taxa de onda estacionária
O gráfico acima mostra como uma antena dedicada às frequências de AIS (162 MHz) proporciona um melhor VSWR.
Quer opte por um divisor de antena VHF, uma antena VHF normal ou uma antena VHF dedicada a frequências AIS, ter um AIS a bordo da sua embarcação tornará, sem dúvida, a navegação mais segura e menos stressante em condições de fraca visibilidade ou ao atravessar zonas de tráfego intenso.