Informações produtos

Explicação da VSWR de uma antena VHF

VSWR

Explicação da taxa de onda estacionária VSWR de uma antena VHF

Como funciona um transponder AIS?

Os transponders AIS são geralmente produtos muito fiáveis que podem funcionar durante muitos anos, transmitir as suas posições e receber alvos AIS (ao alcance de uma antena VHF).

Há 3 coisas que um transponder AIS necessita para funcionar corretamente. Basta recordar a abreviatura VGA que significa:

V = Volt: para tensão elétrica, o transponder necessita de uma fonte de alimentação de cerca de 12v DC.

G = GPS: o GPS do transponder deve receber a posição corretamente.

A = Antena: a antena AIS/VHF deve estar em boas condições e bem ligada ao transponder.

Verificação da tensão elétrica

A tensão elétrica pode ser verificada utilizando um multímetro (regulado para medir corrente contínua) nos fios vermelho e preto do transponder ou, mais simplesmente, utilizando o software proAIS2. Com o software, vá para o separador de diagnóstico e veja o valor apresentado no meio da página (ver imagem acima). O transponder necessita de uma fonte de alimentação de aproximadamente 12v DC.

Verificar a receção GPS

A receção GPS também pode ser verificada utilizando o proAIS2 e, em seguida, indo para o separador GNSS Status (Estado GNSS). Neste separador, é possível ver um gráfico que mostra a qualidade da receção GPS (ver imagem abaixo).

onda estacionária VSWR

Verificação da antena VHF

Verificar a antena VHF/AIS é a coisa mais difícil e recebemos muitas chamadas e mails sobre o assunto, por isso decidimos escrever um artigo sobre antenas VHF e VSWR.

Ainda que uma antena VHF no topo do mastro ofereça o melhor desempenho, é também o local mais hostil e as antenas são submetidas a uma grande tensão, o que pode ter um impacto na receção/transmissão de AIS.

Todos os transponders AIS são submetidos a uma série de testes para verificar o estado do sistema e quando instala um transponder AIS utilizando a sua antena VHF existente, esta é provavelmente uma das primeiras vezes que a sua antena VHF será testada. Embora esteja a receber no seu rádio VHF ou sistema AIS, a sua transmissão AIS será provavelmente fraca devido a uma antena VHF degradada ou envelhecida. O mau estado de uma antena VHF pode ser verificado através de uma taxa de onda estacionária (VSWR) muito elevada. A VSWR de um transponder AIS é medida pelo nível de ondas estacionárias presentes no cabo da antena. As ondas estacionárias são sinais que não viajam através do ar e da antena, mas diretamente através do cabo até à sua fonte (o transponder AIS).

Num mundo ideal, todos os sinais enviados para a antena seriam transmitidos a outras embarcações através do ar, mas tal só é possível se a impedância da fonte, da antena e do cabo forem idênticas (50 ohms)

.onda estacionária VSWR

Taxa de onda estacionária (VSWR)

Se as impedâncias fossem perfeitas, a taxa de onda estacionária seria de 1:1. No entanto, no mundo real, a taxa mais provável de ser obtida é entre 1,1:1 e 2,5:1.

No separador de diagnóstico do proAIS2, a taxa de onda estacionária (VSWR) é apresentada e atualizada sempre que o transponder AIS transmite. Quando o transponder AIS transmite, verá uma pequena alteração nas casas decimais da VSWR, o que é normal. No entanto, se vir uma grande alteração quando o transponder estiver a transmitir, isso significa que existe um problema com o cabo da antena VHF.

Se a medição do VSWR for superior a 5:1, o LED de estado acender-se-á a vermelho.

Compreender a importância de uma boa antena VHF com um VSWR baixo é importante para obter o melhor desempenho possível de um transponder AIS.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para compreender as antenas de VHF e o transponders AIS.