Monitorização da bateria NMEA 2000 para barco com BM100

O novo sistema de monitorização de baterias para barco BM100 da Digital Yacht permite medições altamente precisas da tensão CC, da corrente e da capacidade, permitindo uma monitorização fiável da bateria e do sistema elétrico do seu barco.
O núcleo do sistema é o SmartShunt. Este mede a tensão e a corrente da bateria. Com base nestas medições, calcula de forma inteligente o estado de carga da bateria e o tempo até ao esgotamento da carga restante. Também mantém um registo dos dados históricos, como a descarga mais profunda e a corrente de descarga média, bem como o número de ciclos de carga e descarga. O SmartShunt também pode monitorizar a tensão de uma segunda bateria, normalmente dedicada ao arranque do motor.
O sistema possui uma interface NMEA 2000 para que o seu MFD possa apresentar todos os parâmetros-chave da bateria. Os modernos MFD dos principais fabricantes, como Garmin, Raymarine, Furuno e Navico, permitem a visualização de dados eléctricos através da sua interface NMEA 2000. Podem também ser activados alarmes e alertas de baixa capacidade e tensão.
O BM100 também possui uma interface Bluetooth para que o seu telemóvel ou tablet possa ligar-se e apresentar a corrente, a tensão, a capacidade, dados históricos adicionais, informações sobre o estado da carga e o tempo de autonomia com base na capacidade restante da bateria.
Estamos cada vez mais dependentes da energia eléctrica das baterias de corrente contínua a bordo para iluminação, refrigeração, bombas, guinchos, etc., pelo que é essencial dispor de informações precisas sobre as baterias e monitorizar a carga de várias fontes. A vida útil das baterias depende de muitos factores. A vida útil da bateria pode ser reduzida por subcarga, sobrecarga, descargas excessivamente profundas, correntes de carga ou descarga excessivas e por temperatura ambiente elevada. A monitorização da bateria com o BM100 dará um feedback importante ao utilizador para que possam ser tomadas medidas corretivas quando necessário. Isto prolongará a vida útil da bateria. Também está disponível um sensor de temperatura da bateria opcional.
O produto é uma colaboração entre a Victron Energy e a Digital Yacht. O sistema utiliza a conetividade de dados VE.Diret proprietária da Victron como uma fonte para os dados NMEA 2000. O BM100 faz parte de um grupo mais vasto de produtos agora introduzidos pela Digital Yacht que trazem a conetividade NMEA 2000 aos sistemas Victron utilizando a interface veKonvert. Todos os controladores de painéis solares Victron (MPPTs) e monitores de bateria podem agora também interligar-se ao NMEA 2000 através da interface veKonvert, que também está disponível separadamente.
Adequado para sistemas de 12, 24V e 48V, o shunt inteligente padrão é classificado em 500A com versões de 1000A e 2000A disponíveis para sistemas maiores. Podem ser instalados vários BM100 para cada banco de baterias, se necessário, e podem ser programados no local para serem apresentados individualmente no dispositivo NMEA 2000.
Mais informações em www.digitalyacht.pt aqui