Informações produtos

Rastreamento AIS por satélite nos transponders AIS Classe B+

rastreamento AIS por satélite

O AIS utiliza frequências VHF para transmitir e receber informações sobre a posição, rumo, velocidade e identidade dos navios equipados com um transponder AIS. Ao utilizar frequências VHF (162 MHz), o alcance é geralmente de cerca de 25 milhas náuticas, mas isso depende do tipo de AIS e da altura da antena.

Todos os navios comerciais, bem como os que transportam passageiros, devem estar equipados com um transponder AIS Classe A. Cada vez mais embarcações de recreio instalam transponders AIS Classe B ou B+. Todos os sistemas são compatíveis entre si.

Provavelmente todos estamos familiarizados com os serviços de rastreamento AIS na Internet, como Marine Traffic, Vessel Finder, etc. Esses serviços utilizam uma rede de estações terrestres para captar as transmissões AIS locais e mostrar as posições dos navios numa página web. No entanto, a rede não é perfeita, pois muitas vezes depende de instalações caseiras, sem controlo real sobre o funcionamento das estações ou a qualidade da receção. Também pode haver atrasos nas atualizações, o que torna o sistema inadequado para uso em tempo real, sem mencionar o facto de que é essencial uma ligação à Internet.

Mas e se você se aventurar mais longe no mar e quiser contar com a segurança de um acompanhamento em terra? Operadores de satélites agora oferecem serviços AIS baseados em uma rede de satélites em órbita baixa. No entanto, captar transmissões AIS de baixa potência do espaço não é uma tarefa fácil.

Por isso, a Digital Yacht integrou mensagens AIS adicionais de longo alcance em todos os seus transponders AIS atuais. Estas mensagens melhoram a fiabilidade da deteção por satélite e ampliam os serviços de rastreamento AIS para além do alcance VHF tradicional.

Estes serviços baseados em satélites fornecem transmissões para alguns dos principais sites de rastreamento AIS, mas a Digital Yacht também oferecerá um site personalizado e seguro, que permitirá a cada utilizador conectar-se e pesquisar um número MMSI específico.

O site também irá gerar um mapa centrado na posição atual do barco, com um raio de 100 milhas náuticas, mostrando a posição de outros alvos AIS nessa área. Isto permite que os barcos em alto mar acedam à página através da sua ligação à Internet Starlink e vejam o tráfego AIS além do horizonte, o que é muito útil para o alerta precoce de possíveis alvos de colisão.

Este novo serviço estará disponível no final de 2025. Mas, a partir de agora, todos os transponders de classe B+ da Digital Yacht permitem o rastreamento AIS por satélite.