Informações produtos

Obter os cartões SIM correctos para os nossos produtos 4G

OBTER SIM

Credit – Tim Reckmann

Um dos problemas mais comuns que a equipa de apoio da Digital Yacht encontra com os nossos clientes sobre os nossos produtos de Internet 4G para barcos é a obtenção de um cartão SIM.

Este pequeno pedaço de plástico, com o seu chip de memória incorporado que contém um identificador único que regista a sua utilização de dados, é a fonte de uma quantidade desproporcionada de tempo e esforço perdidos. Por isso, decidimos publicar um guia para evitar as armadilhas que vemos regularmente.

Nem todos os SIM são iguais e, como a maioria se destina a utilizadores de telemóveis, é importante que o SIM que utiliza nos nossos produtos 4G cumpra os seguintes critérios;

  1. É um SIM 4G (não 5G)
  2. É um SIM só de dados – concebido para routers sem fios e não para telemóveis
  3. O SIM não deve ter um número PIN ativado ou, se tiver, o utilizador deve saber qual é
  4. O SIM não atingiu o seu limite de dados
  5. O SIM está devidamente registado e ativado pelo operador de rede
  6. Se estiver a ser utilizado internacionalmente, o SIM deve ter o roaming ativado

Quando tiver a certeza de que o seu SIM cumpre todos os critérios acima referidos, insira-o no nosso produto 4G e, utilizando a interface Web, vá para STATUS>NETWORK (Estado>Rede), onde deverá ver um ecrã semelhante ao que se segue, sem as anotações vermelhas:

SIM para internet 4G barcos

A principal informação a procurar nesta página é que o estado do cartão SIM mostre “Inserted”, o que significa que foi lido pelo nosso produto 4G. Em seguida, deve ver os números IMSI e ICCID, que são armazenados no SIM e utilizados pelo produto 4G para se identificar junto do operador de rede.

IMSI = International Mobile Subscriber Identity (Identidade Internacional do Assinante Móvel). Trata-se de um identificador único que define um assinante no mundo sem fios, incluindo o país e a rede móvel a que o assinante pertence. Tem o formato MCC-MNC-MSIN. MCC = Código de país móvel (por exemplo, 310 para os EUA); MNC = Código de rede móvel (por exemplo, 410 para a AT&T), MSIN = número de série sequencial. Toda a sinalização e envio de mensagens nas redes GSM e UMTS utiliza o IMSI como identificador primário de um assinante.

ICCID = ID do cartão de circuito integrado. Este é o identificador do próprio cartão SIM, ou seja, um identificador do chip SIM. É possível alterar as informações contidas num SIM (incluindo o IMSI), mas a identificação do próprio SIM permanece a mesma.

O número IMEI é exclusivo do modem do produto 4G e será sempre apresentado, mesmo que o SIM não esteja inserido.

IMEI é a abreviatura de International Mobile Equipment Identity (Identidade Internacional do Equipamento Móvel) e é um número único atribuído a cada telemóvel, normalmente encontrado atrás da bateria. Os números IMEI dos telemóveis ligados a uma rede GSM são armazenados numa base de dados (EIR – Equipment Identity Register) que contém todos os equipamentos de telemóveis válidos. Quando um telemóvel é considerado roubado ou não é homologado, o número é marcado como inválido.

Outras informações importantes nesta página são o operador e o estado do operador. A imagem acima utilizava um SIM do operador britânico 3, totalmente registado, tinha muitos dados e tinha estabelecido uma ligação de dados.

Partindo do princípio de que seguiu este guia e escolheu o cartão SIM correto, há um último obstáculo a ultrapassar: certificar-se de que o nosso produto 4G utiliza as definições APN correctas para o operador de rede do cartão SIM. As definições do nome do ponto de acesso (APN) variam de operador para operador. Com as últimas actualizações de firmware, os nossos produtos 4G tentam defini-las automaticamente a partir de uma base de dados das definições APN mais comuns. No entanto, para algumas redes, continua a ser necessário introduzir manualmente as definições APN. Para mais informações, consulte o nosso vídeo de configuração.

Assim que tiver tudo a funcionar, não deverá ser necessário efetuar mais alterações às definições, mas ocasionalmente a ligação falhará. Isto pode acontecer por várias razões, mas na maioria das vezes, especialmente se estiver a utilizar um SIM do tipo Pay As You Go ou se estiver a utilizar o Roaming Internacional, será um problema do operador de rede e deve verificar se não recebeu uma notificação por SMS do operador. Para tal, vá para o ecrã SERVICES > MOBILE UTILITIES > MESSAGES, onde são apresentadas todas as mensagens SMS recebidas:

SIM para internet 4G barcos

Certifique-se de que não existem mensagens relacionadas com ” Data Limit ” (Limite de dados) ou ” Roaming ” (Itinerância) que possam explicar a perda de conetividade e, se continuar a ter problemas depois de reiniciar o modem, o que pode fazer na parte inferior da página STATUS>NETWORK (Estado > Rede), contacte o seu operador de rede para verificar o estado da sua conta SIM.

 

Se quer saber mais sobre nos produtos de solução de internet 4G clique aqui.

Posts Relacionados